Somente após a conclusão dos trabalhos dessa comissão que será conhecida a quantidade de vagas, cargos e salários

Com objetivo de assegurar transparência e alinhado às necessidades dos empregados e da população, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES) indicou a servidora Luciana Boldrine para participar da Comissão Organizadora do concurso público da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). O concurso público, segundo a Ceturb-ES , está com a previsão de que as provas sejam realizadas ainda neste ano.
“A demanda por novas contratações é uma reivindicação histórica do Sindicato, que há anos denuncia o deficit de pessoal em empresas públicas, autarquias e secretarias, incluindo a Ceturb”, diz a entidade sindical em nota. A comissão é integrada pelos seguintes servidores públicos: Carla Suave Veronez de Andrade, presidente; Anésio de Assis Júnior, Fernanda de Assis Rezende, Luciane Boldrini e Marcos Roberto Zambom, membros.
Vagas, cargos e salários
O concurso já foi autorizado pelo Conselho de Administração da Ceturb-ES. A previsão é a de que as provas sejam realizadas ainda neste ano. A comissão vai preparar todos os detalhes do edital, como o número de vagas e atribuições desejadas para os cargos, com base no novo plano de empregos e salários que já se encontra em elaboração. A Ceturb-ES ainda não disponibilizou detalhes, como quantidade de vagas, cargos e salários.
O vice-presidente do Sindipúblicos-ES, Mauro Ribeiro, que é representante na Comissão de Revisão do Plano de Cargos e Salários, deu a seguinte declaração: ““É a partir do plano de cargos e salários que definiremos as vagas e a quantidade de pessoas necessárias para compor o número de vagas do concurso. Um dos pontos que estamos reforçando é a decisão do Conselho de Administração da Ceturb e do diretor-presidente para que, com a realização do concurso, os 17 cargos comissionados criados em 2024 sejam extintos. Nossa intenção é que essa redução seja ainda maior, considerando que hoje a Ceturb conta com 57 cargos comissionados em relação aos 126 funcionários.”
Além da realização do concurso, o sindicato está cobrando a valorização dos empregados, com melhores condições de trabalho e salários justos. “A criação de novas vagas é fundamental, mas a valorização dos profissionais vai além disso. Estamos também na comissão de revisão do nosso plano de cargos e salários. Precisamos de condições para reter talentos e garantir um transporte público de qualidade à população capixaba. A Ceturb tem ampliado sua atuação, e esse esforço precisa ser reconhecido pelo governo para que o serviço prestado à sociedade seja cada vez melhor,” destaca Ribeiro.
Já o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, fez a seguinte declaração: “É com grande satisfação que anunciamos a criação da Comissão Organizadora do Concurso Público da Ceturb-ES. Este é um passo fundamental para o fortalecimento da nossa Companhia, que busca cada vez mais a excelência na prestação de serviços de transporte público para a população do Espírito Santo. A realização deste concurso visa à modernização e à qualificação do nosso quadro de pessoal, agregando aos atuais empregados. Com a aprovação do Conselho de Administração e o novo plano de empregos e salários em andamento, estamos confiantes de que este processo seletivo atrairá profissionais altamente capacitados e comprometidos com o desenvolvimento do nosso Estado.”