fbpx
Início > Compra e venda de imóveis teve crescimento de 26,9% em 2021 comparado a 2020

Compra e venda de imóveis teve crescimento de 26,9% em 2021 comparado a 2020

Apesar da crise econômica brasileira, compra e venda de imóveis teve crescimento de 26,9% no ano passado | Imagem: Reprodução

A aquisição de imóveis, cujos preços despencaram durante esses mais de dois anos com a pandemia, está sendo uma opção de investimento a longo prazo de investidores. É o que consta na plataforma eletrônica e-Notariado, utilizada online para acessar os Cartórios de Notas, de escrituras de compra e venda de imóveis. A transação, que é feita on-line, em videoconferência com o tabelião, com o comprador e com o vendedor. Apresentou um crescimento de 26,9% entre os 12 meses de 2021 e e 2020. Foram 1.550.166 registros em todo o Brasil. O número é o maior já registrado na série histórica, iniciada em 2007.

A informação é da Central de Serviços Eletrônicos do Colégio Notarial do Brasil (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial (CNB/CF) e divulgados pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). Na comparação em relação à média dos últimos 10 anos, já fora do período da pandemia do Covid, também houve aumento. Foram 17,5% no total de atos de compra e venda de imóveis praticados.

Na palma da mão

O diretor de Tabelionato de Notas do Sinoreg-ES, Diniz Cypreste de Azevedo, disse que a novidade online facilitou os atos notariais para os cidadãos, o que, consequentemente[u1] , levou a um aumento no número de registros e regularização. “Entre os atos possíveis de serem realizados digitalmente estão escrituras, procurações, divórcio on-line, testamentos, atas notariais, pedido de inventário, doações e autenticações digitais”, complementou. A transação é feita na palma da mão.

O Certificado Digital e-notariado fica instalado no celular e não requer dispositivos como tokens ou smartcards. “A assinatura digital pode ser feita com a leitura biométrica do celular ou informando o PIN (Número de Identificação Pessoal) registrado no celular”, salienta o diretor. A solicitação do certificado é gratuita e deve ser feita em Cartórios de Notas credenciados, basta apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.