O fim da cobrança de pedágio na 3ª Ponte e na Rodovia do Sol vai ocorrer a partir do próximo dia 22 de dezembro, quando completa 25 anos de concessão à Rodosol e exatamente como previa o Contrato firmado em 21 de dezembro de 1998
Em 10 meses deste ano, entre janeiro e outubro, através da exploração de pedágio dentro da Região Metropolitana de Vitória, a Concessionária Rodosol retirou do bolso dos motoristas capixabas R$ 65.055.304,30, sendo R$ 38.567.195,10 da Rodovia do Sol e outros R$ 26.488.109,20 da Terceira Ponte. Como está escrito no Contrato de Concessão de Serviço Nº 01/98, assinado em 21 de dezembro de 1998, a cobrança de pedágio deve ser extinta a partir da sexta-feira da semana que vem, dia 22.
É o que estabelece o contrato, onde em nenhum lugar está escrito que após os 25 anos haveria a continuidade de cobrança de pedágio. Com um faturamento mensal de R$ 6.583.122,00 verificado na Rodovia do Sol em janeiro deste ano e na Terceira Ponte de R$ 3.447.270,40, como foi registrado em outubro último, o governador Renato Casagrande (PSB) havia ensaiado continuar a cobrança do pedágio, só que através da Ceturb.
E o governador até chegou declarar à imprensa que essa exploração de pedágio através da Ceturb seria “provisória”, até fazer uma nova licitação, entregar a ponte e a rodovia nas mãos de empresários e, assim, continuar penalizando o bolso do motorista capixaba. No entanto, acabou voltando atrás e nesta última segunda-feira (11) anuncio o que a população aguardava. A continuidade do pedágio, que iria contrariar o Contrato de Concessão por 25 anos, traria forte desgaste político.
“Não sobrecarregar a sociedade com mais pedágio”, diz Casagrande
“Temos uma obra que foi feita há 25 anos e pela qual os capixabas já pagaram. Hoje o Estado é organizado e com contas equilibradas. Os equipamentos já estão pagos, por isso decidimos por não sobrecarregar a sociedade com mais pedágios”, disse o governador durante entrevista coletiva à imprensa.
Casagrande prosseguiu: “Tomamos a decisão com base no custo da operação, que permite que a gente assuma a gestão da via. Nesta terça-feira [23], abrimos o edital da contratação de serviços e o Estado assume toda a operação. A Fipe [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas] está fazendo estudos para que a gente possa fazer o trevo de Ponta da Fruta e a ampliação da Ciclovia da Vida até Guarapari.”
A Ceturb-ES vai conduzir o processo de licitação para a contratação dos serviços necessários à gestão da ponte e de trecho da rodovia. Em breve, será publicado o edital para a contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de instalações elétricas e pontos de iluminação pública da Terceira Ponte, Ciclovia da Vida, acesso às Praças de Pedágio e do Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU).
Para Guarapari, o motorista pagava para ir e para voltar
A partir do dia 22, o capixaba vai poder comemorar a destruição das cabines de cobrança de pedgágio, tanto no acesso da Terceira Ponte, por Vitória, quando na Rodovia do Sol, que liga Vitória à Guarapari. O governador prometeu iniciar a destrução das cabines de pedágio já a partir do próximo dia 22. A Rodosol, ao contrário do que ocorre na Ponte Rio-Niterói, cobrava na ida e vinda de Guarapari.
Com isso o motorista de um automóvel para ir e voltar à Guarapari era obrigado a desembolsar R$ 25,20, sendo R$ 12,60 para ir e outros R$ 12,60 para voltar. Já na Terceira Ponte o automóvel tinha que pagar R$ 2,80, mesmo estando dentro do perímetro urbano entre Vitória e Vila Velha. Leia a seguir a íntegra do Contrato de Concessão da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte, que caduca e deixa de ter validade a partir do próximo dia 22 de dezembro, em arquivo PDF:
Contrato-de-Concessao