fbpx
Início > Conexão Contábil Sudeste discute a governança pública e seus mecanismos

Conexão Contábil Sudeste discute a governança pública e seus mecanismos


O evento está sendo realizado em Vitória (ES), reunindo 1.110 contadores. Neste debate foram discutidos os pilares e a necessidade de ser considerada uma política pública


O evento regional está sendo realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), em Vitória (ES) | Foto: Reprodução/YouTube

Por Agência Apex

O Conexão Contábil está sendo realizado em Vitória, capital do Espírito Santo, nesta quarta (27) e quinta-feira (28). O encontro gratuito reúne contadores da região Sudeste do país no formato híbrido.

“É uma conexão de ideias, pessoas, entidades e estados, onde vamos conectar experiências, desafios e oportunidades para nós profissionais da contabilidade. Também vamos falar sobre ESG. Os contadores precisam abraçar essas causas”, afirmou em seu discurso o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior. 

O evento trouxe uma pauta diversificada e relevante para os participantes discutirem, como: Habilidade e competências do profissional da contabilidade na visão do mercado; A fiscalização como instrumento de proteção da sociedade; Criptoativos e metaverso; Desafios e inovações para a classe contábil na prestação de contas do processo eleitoral; e a adoção da ESG nas empresas de pequeno e médio porte e o papel primordial do profissional da contabilidade.

E o painel do primeiro dia teve como tema “Fundamentos da governança pública e seus mecanismos”. O palestrante foi o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União, Luis Afonso Gomes Vieira. Os pilares da governança e a necessidade de ela ser considerada uma política pública, foram os principais assuntos discutidos com os participantes.

“A governança pública é um tema muito importante para a gente tratar em um ano eleitoral. Falar em governança é falar em serviço público e os contadores têm um papel fundamental nisso, como controladores”, disse a coordenadora do painel, Maria Clara Bugarim.   

O Conexão Contábil é composto de uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.O próximo reunirá os estados do Sul e será realizado nos dias 30 e 31 de agosto em Curitiba.

Parceria das entidades contábeis é reforçada em abertura do Conexão Contábil Sudeste

Por Lorena Molter/Comunicação CFC

Nesta última quarta-feira (27), foi iniciado o Conexão Contábil edição Sudeste. O evento é gratuito e acontece de forma híbrida. A parte presencial está sendo realizada em Vitória (ES), já, na modalidade digital, os inscritos acompanham ao encontro pela plataforma Zoom. Os demais interessados podem assistir a todas as palestras por meio do canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube. A inciativa vai até o dia 28 de julho e reúne 1.100 pessoas.

Durante a abertura das atividades, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Carla Tasso, falou que estava alegre e emocionada por poder sediar um evento nacional do Sistema CFC/CRCs. A contadora ainda destacou a importância dos profissionais da contabilidade para a sociedade e a postura que deve ser seguida pela classe. “Nós que somos essenciais em todas as áreas e para toda a sociedade precisamos fortalecer essa postura de profissional fundamental, mas que visa o ser humano como base para o desenvolvimento de qualquer relação, que, seja com os clientes, com o mercado ou com o cidadão deve sempre ter empatia, reciprocidade e confiança, pois a certeza que tenho hoje, 27 de julho de 2022, é que juntos somos mais fortes e podemos conquistar muito mais vitórias”, afirmou.

O novo presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho, também marcou presença no Conexão Contábil. O contador ressaltou o foco da Federação na união das entidades da classe. “Esse tema Conexão Contábil é justamente o que nós queremos para as entidades contábeis: essa conexão de harmonia, de transparência, de trabalho em conjunto. Isso que nós vamos buscar nos próximos quatro anos que teremos pela frente”, pontuou.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), coordenadora da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC e ex-presidente da Conselho, Maria Clara Bugarim, também celebrou a integração entre as entidades contábeis. “Quero agradecer, em nome da nossa Academia, a confiança que o Conselho Federal depositou em nós, de podermos estar na organização desse evento que é tão importante. Esse encontro traz a ideia da conexão, das entidades contábeis congraçadas de mãos dadas trabalhando juntas para o fortalecimento da nossa profissão”, disse.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, fechou os discursos reforçando a necessidade da união das forças para que novas conquistas sejam alcançadas na profissão. “Este evento é uma conexão de ideias, de pessoas, de entidades, de estado, em que nós iremos conectar experiências e conhecimentos alinhados com os desafios e oportunidades da nossa profissão”, ressaltou.

A cerimônia de abertura ainda contou com a participação da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, do ex-presidente do CFC, José Martonio, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Baraona.

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.