fbpx
Início > Conselheiro Domingos Taufner é eleito para presidir o TCE-ES no biênio 2024/2025

Conselheiro Domingos Taufner é eleito para presidir o TCE-ES no biênio 2024/2025


Taufner não é novato na presidência do Tribunal de Contas. Em 31 de outubro de 2013 ele foi eleito presidente da Corte para o biênio 2014 / 2015


Conselheiro Domingos Taufner é eleito para presidir o TCE-ES no biênio 2024/2025 | Foto: Reprodução/YouTube

O conselheiro Domingos Augusto Taufner foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2024-2025, durante a 54ª Sessão Ordinária do Plenário, realizada na tarde deste última terça-feira (31). Ele obteve os quatro votos mínimos para presidir a Corte de Contas pelos próximos dois anos. O conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha foi eleito vice-presidente, enquanto o conselheiro Sérgio Aboudib Ferreira Pinto vai ser o novo Ouvidor na próxima gestão.

Houve um impasse na votação no que se refere ao cargo de Corregedor. Todos os sete conselheiros decidiram votar em branco, o que exigiu um novo escrutínio, onde os mesmos sete repetiram a votação em branco. Diante disso, foi anunciado que na primeira sessão do próximo ano, quando os eleitos irão tomar posse, a vacância do cargo de Ouvidor. Com isso, vai ser realizada uma nova votação. Abaixo ouça a íntegra do discurso de posse de Domingos Taufner na presidência do TCE-ES:

Atual presidente está no segundo mandato consecutivo

O atual presidente, o conselheiro Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun, não pode ser eleito porque está em seu segundo mandato consecutivo, o que é impedido pelas regras daquele Corte e ter um terceiro mandado.

Durante a solenidade de votação foi anunciado que o conselheiro Sérgio Manoel Nader Borges está prestes a se aposentar, o que abrirá uma disputa na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, já que o cargo é uma indicação política do Legislativo estadual.

Eleitos para o biênio 2024-2025:

Presidente: Domingos Augusto Taufner

Vice-presidente: Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha

Corregedor: Sérgio Aboudib Ferreira Pinto

Ouvidor: Em janeiro de 2024 haverá nova votação, após ser declarada vacância do cargo, já que em duas votações realizadas nesta terça-feira (31), os sete conselheiros optaram por votar em branco para o cargo de Ouvidor.

Diretor da Escola de Contas: Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun

Quem foram os sete conselheiros-eleitores:

  • Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun
  • Rodrigo Coelho do Carmo
  • Sérgio Aboudib Ferreira Pinto
  • Domingos Augusto Taufner
  • Sebastião Carlos Ranna de Macedo
  • Sérgio Manoel Nader Borges
  • Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha

Currículo Domingos Taufner

Natural de Santa Teresa, Espírito Santo, o conselheiro Domingos Augusto Taufner é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo, é bacharel em Direito e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória e tem pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino Consultime.

Servidor público desde 1981, foi agente administrativo no Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) e exerceu, por duas vezes, mandato de vereador em Vila Velha (1989/1996).

No município de Vitória, ingressou por Concurso Público em 1986 no cargo de auditor fiscal e exerceu as funções de diretor da Receita (1998/2003), subsecretário da Receita (2004) e presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória de 2005 a 2010.

Por concurso público, ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em março de 2010 como procurador do Ministério Público de Contas, exercendo a função de procurador-geral. Em 5 de dezembro de 2011 foi empossado como conselheiro e, em 3 de janeiro de 2012, tomou posse como corregedor para o biênio 2012-2013. Em 31 de outubro de 2013, Domgos Taufner foi eleito presidente da Corte para o biênio 2014 / 2015.