fbpx
Início > Contarato pede convocação do ministro para explicar reunião golpista de Bolsonaro

Contarato pede convocação do ministro para explicar reunião golpista de Bolsonaro

Senador Fabiano Contarato | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou, na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta terça-feira (19), requerimento de convocação para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, compareça ao colegiado a fim de prestar informações sobre a reunião ocorrida no Palácio do Planalto, no dia 18 de julho, entre o Presidente da República e diversos embaixadores, ocasião em que o sistema eleitoral brasileiro foi novamente colocado em xeque por Jair Bolsonaro.

Sem provas, o chefe do Executivo tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas, afirmando que houve fraude. Mesmo desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro insiste em tentar desacreditar o sistema de votação brasileiro.

Prática populista

“Diplomatas ficaram abalados durante a reunião convocada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. A acusação de fraude do sistema eleitoral é uma prática populista daquele que está prestes a perder as eleições, assim como ocorreu nos Estados Unidos da América sob a gestão de Donald Trump, que insuflou seus apoiadores a recusar o resultado das eleições de 2020 e a invadir o Congresso norte-americano”, frisa Contarato.

O senador reitera que atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a democracia brasileira. “Cumpre ressaltar, também, que o Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional, que é a liberdade e direito de exercer todas as suas atividades locais sem intervenção externa”, assinala Contarato.