“Devemos transformar as declarações em ações antes que seja tarde demais”
Papa Francisco lembrando a sua recente encíclica Laudate Deum
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 28), que se inicia nesta quinta-feira (30), mais uma vez vai tentar reverter a catástrofe ambiental que é prevista com o aquecimento global. A COP28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, objetiva discutir a crise climática global e também irá debater a transição energética, mercado de crédito de carbono e o monitoramento das emissões de gases efeito estufa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já se encontra em viagem aos países árabes e vai participara da cúpula, antecipou que vai propor a criação de um fundo para preservar florestas em cerca de 80 países. Lula tem repetido que os países industrializados devem assumir a responsabilidade por sua poluição e desmatamento. E para isso devem contribuir financeiramente para a conservação das florestas.
Derretimento do gelo no planeta
Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, juntas a Antártida e a Groelândia estão derretendo três vezes mais depressa do que estavam no início dos anos 90. De posse de novos dados, Guterres afirmou que em setembro deste ano o gelo marinho da Antártida ficou 1,5 milhão de km2 menor que a média para esta época do ano, uma área aproximadamente igual ao tamanho de Portugal, Espanha França e Alemanha juntas.
O líder da ONU afirmou que as consequências são graves, pois o derretimento do gelo marinho significa a elevação dos mares e “isso põe diretamente em perigo vidas e meios de subsistência em comunidades costeiras em todo o mundo”. Guterres alertou que as inundações e a intrusão de água salgada põem em perigo as plantações e a água potável, ameaçando os alimentos e a segurança hídrica. Cidades costeiras e pequenos estados insulares inteiros correm o risco de serem submersos nos mares.
Nível do mar pode ser elevado em 10 metros
“A poluição por combustíveis fósseis que cobre a Terra e aquece o planeta”, disse o líder da ONU. E acrescentou: “Se continuarmos como estamos, as camadas de gelo da Groelândia e da Antártida Ocidental atravessarão um ponto de inflexão mortal que poderia elevar o nível do mar em cerca de dez metros”.
Ele destacou também que há “um ciclo mortal” em curso, pois o gelo reflete os raios do sol. À medida que desaparece, mais calor é absorvido pela atmosfera. Isso significa mais aquecimento, o que significa mais tempestades, inundações, incêndios e secas em todo o mundo e mais derretimento, que por sua vez gera ainda mais aquecimento.
Um contrassenso que a imprensa internacional aponta é que o uso de petróleo para movimentar milhões de veículos automotores, em todo o mundo, é a principal causa da geração de gases efeito estufa, que é o causador do aquecimento global. No entanto, a COP28 está sendo organizada em Dubai e a cúpula tem como presidente exatamente o dirigente da petrolífera Abu Dhabi National Oil Company, ministro da Indústria e Tecnologias Avançadas e presidente dos Emirados Árabes Unidos, o Sultan Ahmed al-Jaber,
Vaticano confirma presença do papa na cúpula do clima
Mesmo com o papa Francisco tendo sido diagnosticado nesta semana com uma inflamação pulmonar, que vinha causando algumas dificuldades respiratórias, o Vaticano confirmou que ele estará presente na COP28, em Dubai. “O papa Francisco será o primeiro Pontífice a se dirigir à plateia de Chefes de Estado e de Governo reunidos para a Cop28”, diz o Vaticano em nota distribuída à imprensa. Essa será a 45ª viagem apostólica do Pontífice.
“Esta não é a primeira vez que o Papa visita os Emirados Árabes Unidos. Isso já havia acontecido em fevereiro de 2019, por ocasião da assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum, assinado juntamente com o Grande Imã de al-Azhar Ahmad al-Tayyeb. Francisco, o primeiro Pontífice a visitar os Emirados, está se preparando para um novo recorde como o primeiro Papa a discursar na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas”, acentuou o Vaticano.
Embora a viagem apostólica aos Emirados Árabes Unidos seja desprovida de compromissos puramente pastorais, neste domingo, 3 de dezembro, o papa participará da inauguração do Faith Pavilion (Pavilhão da Fé), também na área da Expo City. Um evento que o verá novamente junto com o Grande Imã de al Azar, Ahmad al-Tayyeb, e na presença do presidente dos Emirados Árabes Unidos.
O pavilhão foi montado pelo Interfaith Center for Sustainable Development (Centro Inter-religioso para o Desenvolvimento Sustentável) em conjunto com o Muslim Council of Elders (Conselho Muçulmano de Anciãos), é o primeiro pavilhão desse tipo na história das Conferências Cop da ONU e serve como uma plataforma global para promover o engajamento religioso e o diálogo inter-religioso na implementação de medidas eficazes para enfrentar a crise climática. No final da cerimônia, Francisco assinará a Declaração “Confluence of Conscience” (Confluência de Consciências).
Agenda do presidente Lula:
- Ontem, terça-feira (28/11): agenda na Arábia Saudita;
- Quarta-feira (29/11): agenda no Catar;
- De quinta-feira (30/11) a sábado (2/12): COP28 em Dubai, Emirados Árabes Unidos;
- De domingo a terça-feira (3 a 5/12): agenda em Berlim, Alemanha;
- Quarta-feira (6/12): retorno para o Brasil; e
- Quinta-feira (7/12): reunião da Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro.