Golpistas estão se passando pela corporação militar para fazer falsas notificações e com um link malicioso
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) está comunicando que recebeu denúncias sobre e-mails de golpistas que estão sendo encaminhados para empresas capixabas, onde os criminosos dão a entender que se trata de uma notificação da Corporação Militar. A mensagem informa que a empresa sofrerá uma fiscalização e contém um link com as possíveis irregularidades, que segundo o CBMES trata-se de um link malicioso.
O CBMES esclarece que o Centro de Atividades Técnicas (CAT) é o setor responsável pelas vistorias e emissões de alvarás da Corporação e só envia e-mail sobre os processos em andamento, quando há movimentação no processo. Todos os e-mails são enviados de endereços oficiais da Corporação, com o final @bombeiros.es.gov.br.
“Não clique no link”, pede o CBMES
A Corporação está adotando as medidas cabíveis e orienta que cidadãos que receberem este tipo de mensagem não cliquem nos links. O texto enviado pelos golpistas diz: “Sua empresa está sendo previamente notificada de que haverá uma averiguação em suas instalações até o dia 9/10/2024.”
E na conclusão, onde está o link malicioso, constam a citação de supostos “Requerimentos 485-202418605”. E, audaciosamente, o criminoso assina o e-mail como sendo “José Carlos, gestor de Segurança do CBE, Corpo de Bombeiros.”