fbpx
Início > Cortes no orçamento das universidades, feito por Bolsonaro, leva a Ufes a reduzir o horário de funcionamento

Cortes no orçamento das universidades, feito por Bolsonaro, leva a Ufes a reduzir o horário de funcionamento


A medida objetiva reduzir gastos e entrou em vigor nesta última terça-feira (30) e, inicialmente, terá validade por 11 dias, indo até 9 de setembro


O golpe dado por Bolsonaro contra as universidades federais, ao reduzir o orçamento, obrigou a Ufes adotar medidas para a redução de despesas e entre essas a busca pela queda no gasto com energia elétrica | Fotos: Arquivo/Ufes e redes sociais

Com objetivo de reduzir gastos e se adequar à redução no orçamento nas universidades federais, imposto pelo atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Ufes anunciou que todos os setores da Reitoria e das unidades administrativas e acadêmicas vão funcionar com horário reduzido. Preferencialmente de 7h às 13h, informou a universidade através da sua Superintendência de Comunicação. Inicialmente a medida, iniciada nesta última terça-feira (30) se estenderá até o dia 9 de setembro.

Segundo a Ufes, entre os gastos a serem reduzidos com a medida está a diminuição da conta de energia elétrica, “considerando os princípios de razoabilidade, economicidade e eficiência, uma vez que este período compreende os dias de recesso acadêmico na instituição”, disse a universidade federal capixaba.

A autorização do horário especial de funcionamento foi publicada em portaria assinada pelo reitor Paulo Varga, e que pode ser lida na íntegra, em arquivo PDF, clicando neste linkSegundo o documento, os centros de ensino e os órgãos suplementares da Universidade poderão definir seu horário de funcionamento com base em demandas específicas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, prioritariamente pautadas no atendimento ao público.

Facultativo

A portaria define ainda que é facultado ao servidor cumprir sua jornada de trabalho integral, devendo comunicar sua opção à chefia imediata. Nesse caso, o servidor deverá cumpri-la preferencialmente no horário entre 7 e 18 horas. Os servidores com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão as jornadas suspensas até o término do período de horário especial.

O cumprimento das horas não trabalhadas no horário especial deverá ser feito por meio da participação em cursos de capacitação presencial ou a distância, fora do horário de trabalho, até 31 de outubro de 2022, ou por meio da compensação das horas não trabalhadas, excedendo a jornada em até duas horas por dia, no período de 12 de setembro a 31 de outubro de 2022. O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), onde os servidores deverão observar as orientações de funcionamento emitidas pela Superintendência.