fbpx
Início > CRE Metropolitano encerrou 2024 com quase 10 mil atendidos no Programa de Órtese Oftalmológica

CRE Metropolitano encerrou 2024 com quase 10 mil atendidos no Programa de Órtese Oftalmológica


Além da distribuição das órteses oftalmológicas, o Programa atua também na melhora da qualidade de vida de pacientes


CRE Metropolitano encerrou 2024 com quase 10 mil atendidos no Programa de Órtese Oftalmológica | Foto: Divulgação/Sesa-ES

O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, localizado em Cariacica, concluiu, neste último mês de dezembro, o Programa de Órtese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa). O Programa realiza a distribuição de órteses oftalmológicas (óculos de grau) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes nos municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde e, em 2024, atendeu 9.437 pacientes.

“O processo inclui não só a medição, como também a escolha da armação de acordo com o desejo da pessoa. Quando eles vêm buscar os óculos é perceptível a satisfação. Já estamos em processo de abertura de licitação para 2025 e esperamos que assim como este ano, os municípios também participem aderindo à proposta”, informou o superintendente da regional de Saúde Metropolitana, Alexsandro Vimercati.

Neste ano, os municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Qualidade de vida

Além da distribuição das órteses oftalmológicas, o Programa atua também na melhora da qualidade de vida de pacientes. É o caso da promotora de vendas Verônica Sabrina Soares da Silva, moradora de Viana. Ela esteve no CRE Metropolitano para buscar os seus óculos e destacou a importância da ação.

“O programa é muito bom, pois ajuda as pessoas que estão sem condições para arcar com as despesas de um par de óculos. O atendimento foi muito bom, fiquei uns minutos em dúvida antes de escolher minha armação diante de tantas opções, e perguntava para as meninas qual combinava mais comigo. Para buscá-lo também foi tranquilo e achei que ficou muito bom. No próximo ano, quando abrir o Programa, será a vez do meu filho”, contou a usuária do SUS Verônica Sabrina.