A BioCubaFarma, que está desenvolvendo a vacina Soberana 02 contra o novo coronavírus (Covid-19), informou através do diário Granma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, que foi iniciada nesta semana a fase III do novo imunizante e a imunização em massa vai ocorrer em julho. A nova etapa está sendo desenvolvido em 48 centros clínicos piloto de oito municípios de Havana, que estão fazendo parte do estudo.
Na reunião do grupo de trabalho temporário, o governador da capital cubana, Reinaldo García Zapata, garantiu que correu bem o processo. O veículo de comunicação de Cuba lembra que recentemente, o diretor-geral do Instituto Finlay de Vacinas, Vicente Vérez Bencomo, disse à imprensa peruana que a imunização em massa com a Soberana 02 está programada para julho, e que a Soberana 01, que avança rapidamente para a fase III, poderá estar disponível em agosto.
Testes de eficácia
A estimativa do diretor-geral é que a fase III da Soberana 02 levará três meses, e outros testes de eficácia estão planejados em Cuba e no exterior. “Quando o primeiro estiver concluído, haverá uma definição maior”, disse o dirigente. O ministro da Saúde do Peru. Óscar Ugarte,declarou que seu Governo acompanha de perto o desenvolvimento das vacinas Soberana 02 e Abdala (CIGB 66), os dois projetos mais avançados contra a Covid-19 em Cuba.
Vérez Bencomo explicou que o centro científico que dirige considera que as novas vacinas cubanas também poderão proteger contra as variantes do vírus que surgiram em diferentes países, com a alta imunização alcançada ou com a aplicação de duas doses da Soberana 02, mais uma da Soberana Plus.