fbpx
Início > Cúpula de líderes mundiais do G20 se inicia nesta segunda (18), no RJ

Cúpula de líderes mundiais do G20 se inicia nesta segunda (18), no RJ


Entre os líderes mundiais que confirmaram presença no Rio de Janeiro, estão Xi Jinping (China), Claudia Sheinbaum (México), Joe Biden (EUA), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Prabowo Subianto (Indonésia). Vladimir Putin (Rússia) não virá


Presidente Lula será o anfitrião dos líderes mundiais que virãoi participar da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que se inicia nesta segunda (18) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 será realizada entre esta segunda-feira (18) e terça-feira (19) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, evento fundamental para o futuro da governança global. Os principais temas que estarão na mesa de discussões: inclusão social, reforma das instituições internacionais e transições energéticas. Às 10h da quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, receberá no Palácio da Alvorada o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, quando os dois líderes irão tratar da relação bilateral

A cerimônia de abertura da Cúpula, nesta segunda-feira, será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030. A Aliança será um dos principais marcos do evento e de acordo com o Palácio do Planalto já conta com um número significativo de adesões, que tendem a aumentar.

Governança global

À tarde, o foco da discussão – que será restrita aos chefes de Estado – é a reforma da governança global, um tema central na presidência brasileira do G20. A proposta é discutir como modernizar as principais instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, para que reflitam as realidades contemporâneas e promovam uma governança mais justa e eficiente.

O debate sobre as transições energéticas está marcado para a manhã dessa terça-feiea (19) O mundo enfrenta uma crise climática sem precedentes, e os países do G20, que representam a maior parte das emissões de carbono, discutirão estratégias para promover uma economia global mais verde e sustentável. O Brasil, que tem se posicionado como líder em questões ambientais na agenda global, defende uma abordagem que considere as realidades locais e o acesso a fontes de energia limpa.

Declaração de líderes

Na declaração dos líderes, está prevista uma mensagem sobre a promoção da paz nos conflitos globais, especialmente a guerra na Ucrânia e a questão da Palestina. “É a mensagem de que precisamos chegar à paz em relação não só a este conflito, mas a todos os conflitos, que, aliás, reforça a prioridade brasileira de reforma para a governança global. É preciso ter paz para que nós possamos concentrar atenção política e recursos financeiros, naquilo que deveriam ser os objetivos mais altos da comunidade internacional, que é o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável, inclusive ao combate à mudança do clima”, disse o embaixador Mauricio Lyrio, que atua na organização do evento no Brasil.

No último dia da cúpula, 19 de novembro, ocorrerá a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul, simbolizando a continuidade das discussões e a liderança rotativa do G20. A África do Sul assumirá a presidência em 2025, e a cerimônia marcará a transição de liderança entre os dois países, estabelecendo um elo entre as questões globais e os desafios específicos do continente africano.

Programação prevista para a Cúpula do G20:

Segunda-feira, 18 de Novembro

08h30 às 10h00: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama

10h00 às 13h00: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

13h00 às 14h30: Almoço de Trabalho

14h30 às 18h00: Sessão 2 – Reforma da Governança Global

18h00 às 20h00: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes

Terça-feira, 19 de novembro

10h30 às 13h00: Sessão 3: Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas

13h00 às 15h00: Sessão de Encerramento e Cerimônia de Transmissão da Presidência do G20 do Brasil para a África do Sul

15h00 às 16h30: Almoço Oficial

Tarde (após o almoço): Reuniões bilaterais entre os líderes