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Defensoria ingressa com ação contra EDP, após morador da Serra ter aumento de mais de R$ 4 mil na conta de energia


As pessoas que se sentirem lesadas pela EDP, devem procurar o Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Espírito Santo


A Defensoria pede aos clientes que Escelsa que se sentirem lesados, para que registrem ocorrência no Núcleo do Consumidor, da própria DPES | Foto: Divulgação/DPES

Após a troca do relógio de energia elétrica pela concessionária estrangeira Energia de Portugal (EDP), sem que tenha solicitado, um morador da Serra relatou à Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) que recebeu uma conta no valor de R$ 4.570,23, o que supera em mais de 20 vezes a sua média mensal de consumo de R$ 228,51. Diante da cobrança abusiva a DPES informa que ingressou com uma ação contra a concessionária de energia EDP.

A DPES pediu ao Judiciário que a empresa seja impedida de cortar a energia da residência por falta de pagamento, sob pena de multa diária. Além disso, a Defensoria pede também que a cobrança seja desconsiderada. De acordo com o relato da vítima, funcionários da EDP trocaram o medidor de energia, alegando que o equipamento trocado seria antigo. O morador e a sua esposa, que tiveram os nomes preservados pela Defensoria, contaram que os representantes da empresa não teriam se identificado ao iniciarem o trabalho, nem apresentaram documentação sobre a troca do equipamento.

Após mudança de medidor, valor da conta subiu 20 vezes

Passados poucos dias após a troca do medidor, a vítima recebeu uma carta da EDP informando que o medidor passaria por uma perícia, para averiguar um possível erro de leitura. Passados alguns dias, disse ter recebido uma cobrança de R$ 4.570,23, valor 20 vezes acima do que estava acostumado a pagar.

O motivo para o aumento, segundo o que alegou a EDP para a Defensoria, teria sido o disco do relógio arranhado. A resposta da empresa despertou desconfiança, pois desde a instalação o aparelho estava intacto e os técnicos não informaram sobre qualquer defeito durante a perícia, que foi realizada sem a presença do morador.

Além da ação individual desse consumidor, a Defensoria Pública, por meio do Núcleo do Consumidor (Nudecon), instaurou procedimento administrativo para reunir informações sobre a troca dos medidores de energia na Grande Vitória. O objetivo é verificar se há mais casos como o morador de Serra e quais são os procedimentos adotados pela EDP para a troca de equipamentos