fbpx
Início > Defesa Civil alerta para fortes chuvas no Espírito Santo neste final de semana

Defesa Civil alerta para fortes chuvas no Espírito Santo neste final de semana


As chuvas podem atingir até 150 mm em algumas regiões do Espírito Santo, segundo o que informa a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES). A maior intensidade será no Norte e no Sul do Estado, mas na Grande Vitória pode atingir entre 80 e 100 mm


Defesa Civil alerta para fortes chuvas no ES neste final de semana | Vídeo: SESP

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) e a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) convocou a imprensa na tarde desta última sexta-feira (8) para trazer um alerta de possibilidade de chuvas intensas no Espírito Santo. “Acumulado de chuva expressivo para alguns trechos do Estado da tarde/noite do sábado (9) para a madrugada do domingo (10) e em meados da próxima semana”, avisa as entidades.

Para evitar riscos com gravidade, o mais recente Boletim de avisos meteorológicos e alertas da Cepdec-ES, recomenda que seja seguida as orientações da Cartilha de Defesa Civil do o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Nessa cartilha há recomendações, como a de que no período com alto volume de chuva capaz de provocar inundações, enxurradas e alagamentos, pode gerar grande impacto social em decorrência de danos humanos e prejuízos financeiros. Há nessa cartilha é recomendado que a população siga as recomendações federais de autoproteção para situações emergenciais envolvendo chuvas intensas. E são dadas as seguintes orientações:

Durante a tempestade intensa:

• Feche bem portas e janelas;

• Se houver vendaval, granizo ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para esses tipos de ameaças;

• Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;

• Evite contato com a água de alagamentos, pois pode estar contaminada e provocar doenças;

• Nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo;

• Se estiver em um veículo, dirija para um local alto e espere o nível da água baixar;

• Não pare o carro perto de árvores ou de postes, porque eles podem cair ou atrair raios;

• Se houver qualquer sinal de movimentação no terreno, procure um local seguro.

Após a tempestade:

• Se a chuva alagar sua casa, lave e desinfete o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas;

• Raspe toda a lama e retire o lixo do chão, das paredes, dos móveis e dos utensílios;

• Evite o contato com água e lama. Para isso, use luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés;

• Não use água de fontes naturais e poços depois do alagamento, pois podem estar contaminados;

• Volte para casa durante a luz do dia.

Recomendações gerais:

• Mantenha a calma e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil e de demais autoridades de sua cidade.

• Acompanhe as informações oficiais, por meio de sites, carros de som, rádio, SMS, dentre outros, emitidos pela Defesa Civil ou por outras autoridades de sua região. Siga rigorosamente as instruções.

• Desconfie das mensagens de canais não oficiais divulgadas nas redes sociais. Elas podem ser falsas e causar pânico às pessoas, gerando riscos de ferimentos e morte. Não repasse essas mensagens.

Números que devem ser ligados diante da emergência climática:

Defesa Civil: 199

Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

SAMU: 192

O Cepdec-ES informa no seu mais recente boletim que durante o fechamento dessa edição de sexta-feira (8) “era possível inferir, a partir dos dados de satélite, variação de nebulosidade sobre a maior parte do Estado. Até as 13h50 (horário de Brasília), os pluviômetros oficiais não haviam registrado chuva significativa no Estado. Os últimos dados do radar meteorológico do Cemaden, localizado em Santa Leopoldina (ES), não estavam disponíveis.

Há previsão de as chuvas intensas chegaram até 150 mm em algumas regiões do Espírito Santo neste final de semana | Imagem: Ceptec-ES

Possibilidade de as chuvas atingirem 100 mm neste final de semana

Segundo o Cepdec-Es, o acumulado de chuva previsto para o período que vai desta última sexta-feira (8) até a próxima quinta-feira (11), “após avaliação profissional/técnica dos indicativos numéricos médios da previsão probabilística de chuva para os próximos 7 dias, verificou-se que trechos do Centro-Sudoeste e extremo-Norte do Estado tendem a acumular 100 a 150 mm.”

Nas demais regiões, “é mais provável que o acumulado de chuva fique entre 80 e 100 mm. O mínimo previsto (30% dos modelos numéricos de previsão de tempo) indica 30-60 mm a menos que os valores sugeridos pela previsão média. O máximo previsto (20% dos modelos) indica 30-60 mm adicionais em pontos isolados do Estado, com destaque para o extremo-norte e sudoeste capixaba, em relação à previsão média.”, informa o Cepdec-ES.

Previsão para este sábado (9)

De acordo com o Cepdec-ES para este sábado (9) há risco de chuva forte em trechos do Estado, especialmente do fim da tarde para a noite, com destaque para o setor Sudoeste e extremo-Norte capixabas. “A chuva pode vir com trovoadas e não se descarta alguma rajada de vento, mas a probabilidade é baixa/moderada. Em trechos do Centro-Norte do Estado, acumulados de 70 a 100 mm (~60% de prob.), sendo que há 30% de probabilidade para 100-130 mm em pontos isolados.”

No Centro-Sudoeste, acumulados de 50 a 70 mm (probabilidade de 60%), não se descartando mais de 70 mm em pontos isolados. Nas demais regiões, 30-50 mm previstos, numa probabilidadede 70-80%, não se descartando 50-70 mm em pontos isolados.

Previsão para domingo (10) e segunda-feira (11)

No extremo-Norte, 60% de probabilidade para 30-50 mm, não se descartando 50-70 mm em pontos isolados (30% de probabilidade), da madrugada para a manhã. Nas demais áreas da metade Norte, 60% de probabilidade para acumulados de até 30 mm (detalhes no mapa), também da madrugada para a manhã.

A maior parte do setor Sul tem baixa probabilidade para chuva (30-60% de probabilidade para 1-2 mm). Para este domingo foi anunciado que trechos do centro-Sudoeste do Espírito Santo podem acumular 2-10 mm de chuva (60% de probabilidade), mas com baixa probabilidade para chuva nas demais regiões.

No mar, vento forte muito forte, informa a Marinha | Foto: Freepik

No mar, vento forte e/ou muito forte, informa a Marinha

Aviso da Marinha do Brasil, para a área Delta, que vai de Cabo Frio (RJ) à Caravelas (BA), cobrindo todo o litoral do Espírito Santo, em vigor desde o meio-dia desta última sexta-feira (8) e válido até segunda-feira (11):

AVISO NR 944/2024
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE

EMITIDO ÀS 1200Z – SEX – 08/NOV/2024

ÁREA OCEÂNICA ENTRE 18S039W, 21S033W, 24S036W E 20S040W A PARTIR DE 100000Z. VENTO NW/SW FORÇA 7/8

VÁLIDO ATÉ 110000Z.