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Deputado bolsonarista Torino Marques quer cobrança de pedágio em rodovia no interior do ES

A proposta do deputado estadual vai prejudicar os usuários da BR 381, que se inicia em São Mateus e passa por Nova Venécia e Barra de São Francisco, e vão ter elevação nas despesas em plena crise econômica

A cobrança de pedágio proposta pelo deputado Torino Marques vai prejudicar os moradores do Norte capixaba | Reprodução/mapa

Em pleno descontrole da economia pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com desemprego com taxas recorde, fome generalizada, gasolina a R$ 7,00 o litro, carne, feijão, arroz, óleo de soja com preços abusivos e inacessíveis para boa porte da população, o deputado capixaba bolsonarista de extrema direita Torino Marques (PSL) está propondo penalizar os usuários da BR 381 com cobrança de pedágio. A BR-381 é uma rodovia de sentido diagonal, que liga o Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo e que se inicia na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, no entroncamento com a BR-101. Recentemente esse trecho de 148 quilômetros foi concedido ao Governo do Espírito Santo, que terá o nome de rodovia ES-381.

O deputado bolsonarista Torino Marques apressou-se em protocolar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo o Projeto de Lei (PL) 457/2021, para que o governo estadual faça um convênio com o governo Bolsonaro “para assegurar privatização e obras de duplicação do trecho capixaba da BR-381”. Dos 148 quilômetros da rodovia recebidos pelo governo Casagrande, há 70 quilômetros asfaltado e os outros 78 quilômetros precisam ser asfaltados. O bolsonarista conseguiu apoio de outros deputados para ter o seu projeto de instalação de cabines de cobrança de pedágio fosse considerado como sendo de “urgência”.

Com isso, a tramitação fica mais acelerada e o prejuízo dos usuários da rodovia ocorrerá mais cedo. Não ficou definido quais empresas serão beneficiadas na exploração do pedágio. O projeto do bolsonarista agora só precisa ser aprovado nas comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças antes de ser votado pelos deputados e ir para sanção do governador do PSB. A rodovia possui uma extensão total de 1.183 quilômetros, sendo 148 no Espírito Santo e que foram entregues à administração estadual, 940 quilômetros em Minas Gerais e 95 quilômetros em São Paulo. A rodovia que se inicia em São Mateus termina no entroncamento com a BR-116 – Rodovia Presidente Dutra, nas divisas dos municípios de São Paulo e Guarulhos.

Benefício para siderúrgicas do Vale do Aço

Para incentivar a transferência do controle da rodovia do Estado para as mãos de empresários, o deputado bolsonarista capixaba disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) já aprovou a concessão do trecho mineiro da rodovia para empresas privadas explorarem a cobrança de pedágio, compreendido entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O seu argumento é que os empresários vão fazer uma duplicação do trecho capixaba em troca do recebimento do pedágio. “Além disso, a medida atenderá o “Vale do Aço, onde há várias empresas siderúrgicas importantes como a Usiminas, localizada em Ipatinga”, disse o deputado sem se preocupar que o pedágio vai elevar as despesas até de que  utiliza ônibus que trafega na estrada..

Despreocupado com o desemprego acentuado, a desvalorização abrupta dos salários no desgoverno de Bolsonaro, Torino Marques disse que “a proposta beneficiará outros setores da economia”. “As melhorias na infraestrutura também deverão impactar positivamente em setores produtivos como a pecuária, a agricultura, a mineração, a indústria e o comércio de polos localizados em Minas Gerais e no Espírito Santo. Por isso a grande importância do firmamento de uma parceria para concluir a totalidade do trecho”, finalizou o bolsonarista.