O desfile de 7 de setembro em Vitória (ES), comemorativo aos 200 anos de Independência, ocorreu com tranquilidade, apesar das ameaças antidemocráticas de badernas que estavam sendo articuladas por grupos bolsonaristas. Neste ano, a Casa Civil do governo estadual, responsável pela organização da parada da Independência, como é popularmente conhecida, inverteu a ordem dos desfiles, com os estudantes iniciando e os militares e demais forças de segurança ficando por último. O desfile foi iniciado por volta das 9h15 e se estendeu as 11h54 da manhã desta quarta-feira.
O hasteamento das bandeiras na Avenida Beira-mar, no Centro Histórico de Vitória, deu partida às festividades. A bandeira do Brasil foi hasteada pelo candidato a governador pelo PSB e também governador Renato Casagrande. A bandeira do Espírito Santo foi hasteada pelo comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, capitão dos portos, capitão de Mar e Guerra Alexsander Moreira dos Anjos e a bandeira de Vitória pelo comandante do 38º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Rodrigo Penalva de Oliveira.
Desfile em terra, ar e mar
Foram três desfiles. Além dos desfiles terrestres na Avenida Beira-mar, houve os desfiles aéreos e marítimo, na Baía de Vitória. A abertura do desfile aéreo foi feita por helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Já o desfile marítimo teve a participação de lanchas da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras forças de segurança, e embarcações da Marinha do Brasil.
A maior dessas foi o navio patrulha Gurupi, com número de registro P47. O Gurupi foi construído no estaleiro Peenewerft GmBH, em Wolgast, na Alemanha, em um projeto é do estaleiro Vosper-QAF de Singapura. Foi lançado ao mar em 6 de setembro de 1995 e incorporado à Armada em 23 de abril de 1996. O nome é uma homenagem ao Rio Gurupi, que faz a divisa natural entre os Estados do Pará e o Maranhão. Para quem desejar assistir na íntegra as três horas do desfile em Vitória é só clicar neste link e assistir as imagens que foram transmitidas pela TV-E através do YouTube.
Os desfiles foram iniciados pelos estudantes das escolas da Grande Vitória, escoteiros, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outras entidades. A Marinha trouxe no desfile a presença de 40 aspirantes O Exército começou a desfilar com 600 soldados do 38º Batalhão de Infantaria, sediado em Vila Velha (ES) e tendo a sua frente a banda de música. Junto com o Exército desfilaram 43 representantes da Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), que vieram do Rio de Janeiro para participar do desfile.