Os desfiles das escolas de samba do Espírito Santo, no Sambão do Povo, no Bairro Mário Cypreste, em Vitória (ES) vão ter três dias de folia, se iniciando nesta próxima sexta-feira (2) e se encerrando no domingo (4). A antecipação de uma semana, em relação ao Carnaval oficial, levou às autoridades municipais e estaduais a promoverem o marketing de que “o Carnaval do Brasil começa em Vitória.”
“Os desfiles das escolas de samba são o maior evento da cidade de Vitória e do Espírito Santo. Estamos desde março de 2023 pensando no Carnaval deste ano. De lá para cá, foram momentos de correria e cobranças e isso reflete no que os desfiles de Vitória vêm se tornando, profissional. Nossos voos estão assumindo níveis altos. Eu tenho certeza que o público não vai se decepcionar”, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edson Neto.
Neste ano, o sambódromo será palco de enredos que vão contar histórias de artistas renomados à cidades que compõem o Espírito Santo, no decorrer da passagem pela avenida. Surpresas, cores, brilhos e muito samba é o que não vai faltar. A expectativa dos organizadores é que o desfile das escolas de samba movimente entre 12 mil e 15 mil pessoas, gerando cerca de seis mil empregos temporários, na área de alimentação, transporte, hospedagem e vendedores ambulantes.
Samba enredo e as eleições municipais deste ano
Algumas escolas chamam atenção com seu enredo, ao trazer elogios a municípios e até citar nominalmente prefeitos que vão concorrer à reeleição nas eleições municipais deste ano..É o caso da Escola de Samba Mocidade Serrana, que fica no município da Serra, cidade que tem o prefeito Sérgio Vidigal (PDT), candidato à reeleição neste ano. Promovendo o prefeito, a escola fez o samba enredo deste ano com o seguinte título: “Na Terra do Abacaxi, Toquei Com As Mãos O Carnaval. O Eldorado de Sérgio Vidigal.”
O ano eleitoral estimulou outras escolas a elogiar municípios, mas sem ser direta na homenagem como a Mocidade Serrana, ao não citar o nome do político no cargo de prefeito. É o caso da Escola de Samba Independente de Boa Vista, de Cariacica, que elogia o município vizinho, com o seguinte tema: “Viana Divinamente Brasileira”. Já a Escola de Samba Independente de Eucalipto, optou em elogiar um município do Noroeste capixaba, com o tema “”Baixo Guandu – Pelo Mar E Nos Trilhos da Economia O Progresso Se Fez”.
A Escola de Samba Novo Império, também de Vitória optou em elogiar o município de Barra de São Francisco, na Região Noroeste do Espírito Santo, mas sem citar o nome do prefeito Enivaldo Euzébio dos Anjos (PSD). Para isso adotou o tema “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba.”
Confira a ordem dos desfiles:
Grupo A (sexta-feira – 2 de fevereiro)
- 1ª Andaraí – Histórias de vovó contava – 22h
- 2ª Mocidade da Praia – Mangue – A Origem da Vida – 23h05
- 3ª Imperatriz do Forte – Nascido em Berço Forte. Para Sempre Um Eterno Aprendiz –00h10
- 4ª Independente de São Torquato – De Salvador Ecoa o Canto da Alegria… É Festa na Capital da Bahia! – 01h15
- 5ª Império de Fátima – Benzê. Benditas Benzedeiras – 02h20
- 6ª Unidos de Barreiros – Guarapari – O Paraíso É Aqui – 03h25
- 7ª Independente de Eucalipto – “Baixo Guandu – Pelo Mar E Nos Trilhos da Economia O Progresso Se Fez”. – 04h30
Grupo Especial (sábado – 3 de fevereiro)
- 1ª Novo Império: Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba” – 22h00
- 2ª Unidos de Jucutuquara: “Gassho, Caminhos de Sabedoria” – 23h12
- 3ª Independente de Boa Vista: “Viana Divinamente Brasileira” – 00h24
- 4ª Mocidade Unida da Glória (MUG): “Massena: Um Olhar em Aquarela – 01h36
- 5ª Chegou o Que Faltava: “Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena” – 02h48
- 6º Unidos da Piedade: “Quilombo Piedade” – 04h00
- 7ª Pega no Samba: “Pérolas do Deserto” – 05h12
Grupo B (domingo – 4 de fevereiro)
- 1ª Chega Mais – Na Batida Mais Quente: O Ritmo da Vida – 18h
- 2ª Rosas de Ouro -Gente Floresta – 19h05
- 3ª Mocidade Serrana – Na Terra do Abacaxi, Toquei Com As Mãos O Carnaval. O Eldorado de Sérgio Vidigal – 20h10
- 4ª União Jovem de Itacibá – Maria Ortiz – Uma Heroína Capixaba”.- 21h15
- 5ª Tradição Serrana – Toda Forma de Amor Vale A Pena – 22h20