fbpx
Início > Dezesseis anos após acabar diante da reclamação dos moradores da orla de Camburi, Vital volta a ser realizado em bairro pobre de Vitória (ES)

Dezesseis anos após acabar diante da reclamação dos moradores da orla de Camburi, Vital volta a ser realizado em bairro pobre de Vitória (ES)


O som proveniente do último carnaval, realizado no Sambão do Povo, no Bairro Mário Cypreste, foi tão alto que incomodou os moradores de bairros de Cariacica, que fica do outro lado da Baía de Vitória. O carnaval fora de época, promovida por empresa privada, será realizado nos dias 16 e 17 de setembro


Mais de 40 mil ingressos já foram pagos e não há mais a venda, avisa os organizadores | Imagem: Divulgação

O Vital, carnaval fora de época que foi escorraçado da orla de Camburi pelos moradores de classe média e alta renda de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi, devido ao som alto durante a madrugada e por gerar arrastões, assaltos e arrombamentos, vai voltar após 16 anos da sua última edição. Dessa vez será realizado no bairro Mário Cypreste, onde moram famílias de baixa rende e local que sedia o Sambão do Povo. A micareta é realizada pelas empresas LM Eventos e Sensacional Eventos, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, que informa estarem esgotados os ingressos e que a expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas.

O Vital surgiu em 1994 e em 1998 já tinha camarotes e arquibancada em plena orla da Praia da Camburi. O ingresso ocorria através da compra de abadá e o evento trouxe os mais famosos nomes do axé music. Ajuntava cerca de 500 mil pessoas. Após reclamação intensa dos moradores de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Cambur, devido a os transtornos provocados pelo evento, como engarrafamento, som alto a madrugada toda e o aumento a cada ano de violência, com arrastões e assaltos no entorno do evento, o Vital foi interrompido. E voltou a ser realizado em mais uma edição em 2006, sem o mesmo glamour de antes, na Praça do Papa, apresentando-se com um fiasco.

“Não será na orla de Camburi”, disse o prefeito em abril

A ideia de trazer de volta o evento foi do atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos). Em entrevista ao colunista Leonel Ximenes, de A Gazeta, em abril deste ano ele disse: “A comunidade do entorno (orla de Camburi) pode ficar tranquila. Se realmente viabilizarmos o Vital, ele não será mais realizado na orla de Camburi, como foi no passado”, disse prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos. Nessa ocasião, ele disse que o lugar “favorito” era o Bairro Mário Cypreste, no sambódromo denominado de Sambão do Povo, o que acabou sendo confirmado.

Programação

A sexta-feira, 16 de Setembro, será exclusivamente para quem adquiriu acesso para algum dos cinco camarotes comercializados, todos com shows nacionais exclusivos em seu interior e que, juntos, irão curtir na avenida um show imperdível do Léo Santana. Será permitido descer dos camarotes e ir atrás do trio do gigante. Na sexta não haverá abadá e o pedido é que todos se vistam de roupas brancas, diz os organizadores no site oficial do evento, que pode ser conferido clicando neste link 

Já o sábado, 17 de setembro, serão oito horas ininterruptas de programação com axé, durante as apresentações dos trios Durval Lellys, Banda EVA, Harmonia do Samba e Claudia Leitte, tendo um bloco único e os camarotes. Os artistas irão dar pelo menos duas voltas no circuito. Para poder descer para o bloco e acompanhar os trios mais de perto, quem comprar o camarote deverá comprar o acesso específico além do ingresso do camarote. Nesse dia haverá abadá para todos os presentes.