fbpx
Início > Dia de São Francisco: igrejas terão missas e bênção aos animais

Dia de São Francisco: igrejas terão missas e bênção aos animais


A data ocorre nesta sexta-feira (4), mas algumas paróquias optaram em transferir a data, para permitir a quem trabalha poder levar seus animais para participar. Levar os bichinhos de estimação para a Benção dos Animais é uma tradição especial, que remonta a séculos. Ele é o santo protetor dos animais e do meio-ambiente


Dia de São Francisco: igrejas terão missas e bênção aos animais | Imagens: Reprodução

Nesta sexta-feira (4) é comemorado o Dia de São Francisco e algumas igrejas da Região Metropolitana de Vitória (ES) celebram a Benção dos Animais. Outras optaram em fazer a celebração neste sábado (5). No entanto, o Convento de São Francisco, no Centro Histórico de Vitória (ES), optou por ignorar a celebração dos animais, o que vem fazendo desde a pandemia de Covid-19. Procurada, a Cúria Metropolitana informou que não existe previsão do retorno da benção no convento que leva o nome do santo protetor dos animais.

Uma tradição especial no Dia de São Francisco de Assis é a chamada “Bênção dos Animais”. Muitas igrejas e comunidades realizam cerimônias especiais onde os fiéis trazem seus animais de estimação para serem abençoados. Essas bênçãos simbolizam o compromisso de São Francisco com a harmonia entre os seres humanos, os animais e a natureza.

As bênçãos dos animais podem incluir uma variedade de animais de estimação, desde cães e gatos até coelhos, pássaros e cavalos. As cerimônias são uma oportunidade para os donos de animais expressarem gratidão por seus companheiros leais e pedirem proteção e bênçãos divinas para eles.

O Convento de São Francisco, no Centro Histórico de Vitória (ES), parou de celebrar a Benção dos Animais desde 2020. Nesta sexta-feira estará com a sua frente totalmente vazia e sem os animais que alegravam a data em homenagem ao santo | Foto: Reprodução

O legado de São Francisco de Assis

O Dia de São Francisco de Assis não é apenas uma celebração religiosa, mas também uma oportunidade para refletir sobre a importância da compaixão, do amor pela natureza e do respeito por todas as formas de vida. Por isso, o legado de São Francisco continua a inspirar pessoas de todas as religiões e crenças a cuidar do meio ambiente e a tratar os animais com bondade. Muitos inclusive atribuem esse valor sagrado de São Francisco às causas ecológicas, cada vez mais urgentes em nosso tempo.

A data de 4 de outubro foi escolhida em memória ao dia do falecimento de São Francisco, que ocorreu em 3 de outubro de 1226. Segundo a tradição, ele foi canonizado menos de dois anos após sua morte, em 1228, pelo Papa Gregório IX. Francisco de Assis foi um jovem de alma sensível, com grande amor aos pobres e a Deus, vendo o rosto de Deus espelhado na natureza e nos animais.

Saiba onde e quando serão celebradas as Bênçãos dos Animais:

Paróquia/Bairro/MunicípioDia/HorárioEndereço
Paróquia de São Francisco, Jardim da Penha, VitóriaSábado (5), às 8 horasPraça Annibal Anthero Martins 25, Jardim da Penha, Vitória (ES)
Catedral Metropolitana de Vitória/Paróquia de Nossa Senhora da VitóriaDomingo (6), às 10h30Praça Dom Luís Scortegagna s/nº Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória, Vitória (ES)
Paróquia de São Francisco, Laranjeiras, SerraSábado (5), às 9 horasPrimeira Avenida nº 45, Laranjeiras, Serra (ES), no pátio interno
Paróquia de São Francisco, Bairro São Francisco, CariacicaSábado (5), às 9 horasRua Gilda Bonadiman, S/N, São Francisco, Cariacica (ES)  
Paróquia de São Francisco, Porto de Santana, CariacicaAntecipou e já realizou a Benção dos Animais no último domingo (29)
Paróquia de São Francisco, Itapuã, Vila VelhaNesta sexta-feira (4), às 9 horasRua Dr. Jair de Andrade – s/nº, Itapuã, Vila Velha (ES)
Igreja Nossa Senhora do RosárioNesta sexta-feira (4), com Benção dos Animais de hora em hora: De 8h às 11h e de 14h às 17hR. Cabo Aylson Simões, 762, Centro de Vila Velha, Vila Velha (ES)

Fonte: Igrejas pesquisadas pelo Grafitti News

Oração de São Francisco, com o frei Gilson/Som do Monte | YouTube

Oração de São Francisco de Assis:

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o Amor. Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém.”