fbpx
Início > Dia do radioamador é comemorado nesta terça (5). Mas, ainda existe radioamador no Brasil?

Dia do radioamador é comemorado nesta terça (5). Mas, ainda existe radioamador no Brasil?


De acordo com a Anatel, no Espírito Santo estão cadastrados de forma ativa 893 radioamadores. Em todo o Brasil são 65.382 radioamadores ativos. O hobby técnico-científico e é um serviço de telecomunicações utilizado sob licenciamento da Anatel


O Dia do Radioamador é comemorado nesta terça-feira (5) em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente em 5 de novembro de 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualmente estão registrados 65.382 radioamadores no Brasil, sendo 893 no Espírito Santo.

De acordo com a Anatel, o “Serviço Radioamador” é o serviço de telecomunicações aplicável ao radioamadorismo. “O objetivo principal do serviço é a instrução técnica, intercomunicação e investigações técnicas, contudo, o radioamadorismo vai muito além dos serviços de telecomunicações. É considerado o laboratório de telecom, onde muitas das pesquisas e projetos se iniciam”, inicia a agência pública.

“É assegurado ao radioamador a experimentação, a investigação técnica e até mesmo a fabricação de seus próprios equipamentos. O radioamador, operador habilitado para executar o serviço, passa por avaliação a fim de atestar a capacidade técnica mínima necessária ao ingresso na atividade e assegurar os preceitos técnicos e diretrizes de telecomunicações”, prossegue a Anatel.

Novas tecnologias

Entre as diversas atividades praticadas pelo radioamador no desempenho das telecomunicações, existe as investigações técnicas, exploração de novas tecnologias, intercomunicação, desenvolvimento de novos projetos, expedições, interação e colaboração com a sociedade, operações de segurança e mitigação de risco à vida, defesa civil, concursos e contestes, formação de redes de radioamador com voz e dados, radiolocalização e muito mais.

Por definição, o Serviço Radioamador é um serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.

Para ter o prefixo, a habilitação no serviço radioamador é diferentemente do Serviço Rádio do Cidadão, onde os interessados devem fazer prova para avaliação de conhecimentos técnicos. Essa etapa é necessária antes da obtenção da outorga do Serviço Radioamador, com a consequente obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), em caso de aprovação. A Anatel também aplica as provas de forma on-line via internet.

Mas, ainda existe radioamador?

Com o avanço da tecnologia, como o uso de WhatsApp, Telegram, Instagram, entre outros aplicativos que permitem a comunicação imediata, vem a pergunta ainda existe rádio amador? Quem responde é a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) da Bahia, através de um colega radioamador de Gravata (RS), Jean Carlos Schmidt, o PU3-KNG, em artigo publicado no portal da entidade baiana.

O interesse em responder a pergunta se ainda existe radioamador foi em função de um questionamento feito na televisão aberta por um jornalista da Rede Globo. “O radioamadorismo existe sim, e em várias modalidades: bate papo, transmissão de imagens, código morse, contatos via reflexão lunar, contatos via satélite, comunicação a curta (local) e longa distância (DX), modos digitais trocando mensagens via caracteres e imagens… Existem várias competições ao longo do ano e de 4 em 4 anos existe uma olimpíada mundial de radioamadores”, iniciou o radioamador gaúcho.

Ele ainda lembra que os radioamadores têm contato praticamente diário com a Estação Espacial Internacional (ISS), cujo módulo espacial tem repetidoras para radioamadores e que existem inúmeros outros satélites em órbita somente para uso desses operadores de rádio amador. Foi lembrado que o satélite mais antigo em operação do mundo, com 47 anos completos de operação, foi feito por… radioamadores.

“Tudo que você pensar em comunicação é oriundo do que os radioamadores fizeram e fazem na atualidade. A diferença é que quando tudo para, seja numa catástrofe natural ou numa pane de energia, a única comunicação que vai permanecer ativa é via rádio. Por isso, polícia também usa rádio, por isso bombeiros usam rádio, por isso defesa civil usa rádio, por isso a Nasa usa rádio, por isso o Exército usa rádio. Para você ter uma ideia, a maioria dos rádios atuais custam mais do que uma televisão moderna… E os radioamadores os adquirem”, prossegue.

“O radioamadorismo continua ativo, mas com maior afinco nos outros continentes. As experiências de comunicação, os dados meteorológicos (radiossondas), a criação, acompanhamento de lançamento e rastreamento de satélites também são feitos por radioamadores. O radioamadorismo cresce a cada dia. Só não temos mais adeptos licenciados por conta da oferta pequena de vagas nos exames promovidos pela Anatel, sempre feitas em número insuficiente, provando a imensa demanda reprimida”, concluiu.

A quantidade de radioamadores por Estados:

EstadoQuantidade de radioamadores registrados na Anatel
AC85
AL565
AM340
AP185
BA1.651
CE2.916
DF1.601
ES893
GO907
MA414
MG5.289
MS950
MT364
PA598
PB2.753
PE1.838
PI852
PR5.115
RJ7.225
RN2.008
RO338
RR161
RS4.859
SC4.294
SE519
SP18.571
TO91
TOTAL/Brasil65.382

Fonte: Anatel

Dia do radioamador

O Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.

No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro. Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).

Data é comemorada devido ao decreto que regularizou hobby

A seguir o texto original, com a ortografia da época:

  • Decreto nº 16.657, de 5 de Novembro de 1924
  • Approva o regulamento dos serviços de radiotelegraphia e radio telephonia
  • O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil, tendo em vista a necessidade de regulamentar a execução da lei n. 3.296, de 10 de julho de 1917, que declara da exclusiva competencia do Governo Federal os serviços radiotelegraphico e radiotelephonico no territorio brasileiro,
  • DECRETA:
  • Artigo unico. Fica approvado o regulamento que com este baixa, assignado pelo ministro de Estado dos Negocios da Viação e Obras Publicas, para execução dos serviços civis de radiotelegraphia e radiotelephonia, no territorio brasileiro.
  • Rio de Janeiro, 5 de novembro de 1924, 103º da Independencia e 36º da Republica.
  • ARTHUR DA SILVA BERNARDES
  • Francisco Sá.
  • Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União – Seção 1 de 07/12/1924
  • Publicação:
  • Diário Oficial da União – Seção 1 – 7/12/1924, Página 26148 (Publicação Original)

Código “Q” utilizado no radioamadorismo

QAPPermanecer na frequência (escuta)
QRANome do operador / nome da estação
QRBQual a sua distância?
QRDQual a sua localização?
QRGFrequência ou faixa de operação
QRHVariação de frequência na estação
QRITonalidade de transmissão ( 1 a 5 )
QRKInteligibilidade dos sinais ( 1 a 5 )
QRLEstou ocupado não interfira
QRMInterferência de outra estação
QRNInterferência estática ou atmosférica
QROAumentar a potência da estação
QRPDiminuir potência da estação
QRQManipular mais rapidamente
QRRS.O.S. terrestre
QRSManipular mais lentamente, devagar
QRTParar de transmitir
QRUVocê tem algo para mim?
QRVEstarei a sua disposição
QRWA estação “X” me chama em “X” khz/s (canal)
QRXAguarde um pouco na frequência (sua vez de transmitir)
QRYQuando será minha vez de transmitir ?
QRZQuem está chamando ?
QSAIntensidade de sinais ( 1 a 5 )
QSBHá fading em seus sinais – ou nos meus (esta variando)
QSDSua transmissão é defeituosa
QSJTaxa, Dinheiro
QSLConfirmado – tudo entendido
QSMRepita o último câmbio (câmbio)
QSNVocê me escutou ?
QSOComunicado direto ou indireto
QSPRetransmissão de mensagem de outra Estação
QSTComunicado de interesse geral
QSUTransmita ou responda em “X” Khz/s (canal)
QSVTransmita uma série de “V”
QSWTransmitirei nesta ou em outra frequência
QSXEscutarei sua chamada em “X” Khz/s (canal)
QSYVou transmitir em outra frequência ou canal
QSZDevo transmitir cada palavra ou grupo?
QTAAnule a mensagem anterior
QTBConcordo com a sua contagem de palavras
QTCMensagem, notícia
QTHLocal da estação – endereço do operador
QTIQual o seu destino ?
QTJQual a sua velocidade ?
QTRHoras
QTSQueira transmitir seu indicativo
QTUHorário de funcionamento da estação
QTXSairei por tempo indeterminado
QTYA caminho do local do acidente
QUDRecebi seu sinal de urgência
QUFRecebi seu sinal de perigo
OBS: De QAA a QAZ, é de uso exclusivo do serviço Internacional Aeronáutico

Fonte: Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).