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 Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22 bilhões no comércio, aponta pesquisa CNDL/ SPC Brasil


A data é comemorada no Brasil no próximo dia 12, uma quinta-feira. Segundo o levantamento nacional, 57% os consumidores devem presentear na data. Roupas, cosméticos e calçados serão os principais presente


Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22 bilhões no comércio, aponta pesquisa | Imagem: Freepik

O Dia dos Namorados, celebrado anualmente em 12 de junho, deve levar 93 milhões de consumidores às compras, é o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A estimativa mostra uma queda numérica de 2,9 milhões em comparação com o ano passado.

Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (58%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 34% pretendem presentear os(as) namorados(as).  

Entre os que não vão comprar presentes, 51% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 12% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro.

De acordo com o levantamento, 61% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,4 presentes.

“O Dia dos Namorados representa uma importante movimentação para o varejo, apesar da queda no número de pessoas que pretendem comprar presentes em comparação com o ano passado. Mesmo com as contas apertadas, o consumidor mantém a tradição de presentear e fazer alguma comemoração especial na data”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Consumidores vão gastar em média R$ 238 com presentes.

 Roupas, perfumes, cosméticos e calçados lideram o ranking dos itens mais procurados  A pesquisa mostra que com relação às compras pretendidas, 38% esperam gastar o mesmo valor que o ano passado, 33% gastar mais e 16% gastar menos.

Entre as razões para gastar mais, 62% dos consumidores pretendem comprar um presente melhor, 35% dizem que os produtos estão mais caros e 35% tiveram melhoria da renda mensal.

Já entre os que pretendem gastar menos, 54% precisam economizar, 32% estão com o orçamento apertado e 25% precisam pagar dívidas em atraso.

Entre os entrevistados 59% consideram que os preços dos produtos este ano estão mais caros que no ano passado, 37% que estão na mesma faixa de preço e 4% que estão mais baratos.

De acordo com o levantamento, 76% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, principalmente pela internet (86%). Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,14 bilhões no varejo e serviços.

A principal forma de pagamento será à vista (69%), principalmente no PIX (34%). 28% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (22%). A média será de 3,5 prestações.

Os presentes mais procurados serão roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (20%), jantar (20%) e bombons e chocolates (18%). Quanto às comemorações, 39% pretendem comemorar a data em casa, 31% em um restaurante e 8% num hotel / motel.

A maioria (57%) pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas

Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Por outro lado, 36% farão pela internet. Questionados sobre o principal fator considerado na escolha do local de aquisição do presente, 28% relatam a qualidade, 19% o perfil do presenteado, 15% o desejo do presenteado e 11% o preço do presente.

Entre os que dizem que irão comprar pela internet, 73% pretendem comprar em aplicativos, 61% em sites e 22% pelo Instagram. Os tipos de sites / lojas online mais citados são de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (56%), seguidos dos sites de compra e venda de produtos novos ou usados (43%) e sites de lojas de roupas (24%).

Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as lojas mais citadas foram: Shopee (81%), Amazon (57%) e Shein (43%).

As principais justificativas dos que pretendem comprar em sites internacionais são: preços mais baixos (75%), variedade de produtos (55%), economia de gastos (39%) e qualidade dos produtos (38%).

No ES roupas femininas tem queda de preços de 0,94% e 8,51% | Foto: Freepik

Mesmo com contas em atraso, 31% pretendem comprar presente

Um dado preocupante da pesquisa diz respeito ao controle financeiro dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 71% estão com nome negativado.

Os dados revelam ainda que 28% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 41% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 22% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 17% gostam de agradá-lo(a), não importando se irão fazer dívidas para isto.

“O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro”, orienta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

No ES roupas femininas tem queda de preços de 0,94% e 8,51%

Com o cenário atual da economia capixaba, marcado pela estabilidade no mercado de trabalho, aumento na renda média e tendência de queda na inadimplência, a expectativa dos setores de comércio e serviços capixabas para o Dia dos Namorados é de crescimento nas vendas, impulsionado por preços mais atrativos em itens tradicionalmente procurados na data, como vestuário, pacotes de viagem, chocolates e eletrônicos.

Para facilitar o consumo, a boa notícia é que a inflação capixaba tem sido menor do que a brasileira em diversos itens, o que pode tornar os preços mais acessíveis. De acordo com levantamento do Connect Fecomércio-ES, a inflação geral acumulada de janeiro a abril no Espírito Santo foi de 2,75%, enquanto a nacional chegou a 2,49%.

De acordo com o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o consumidor deve encontrar alívio nas roupas femininas, por exemplo, cuja inflação teve queda de 0,94%, enquanto no país houve leve alta (1,12%).

“Já as roupas masculinas subiram 1,43%, e a média geral do grupo ‘roupas’ teve variação quase nula (0,15%), o que pode indicar promoções ou estabilidade de preços no setor de vestuário. Outros itens com aumento mais moderado foram os aparelhos eletroeletrônicos (1,52%) e calçados e acessórios (1,24%), ambos abaixo do patamar da inflação estadual”, pontuou Spalenza.