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Dia dos Pais no ES: Comerciantes capixabas esperam vender R$ 167 milhões


No Brasil, a expectativa é que a data contribua para comercialização de presentes no montante de R$ 7,6 bilhões


Dia dos Pais no ES: Comerciantes capixabas esperam vender R$ 167 milhões | Foto: Freepik

Mesmo projetando uma queda de 2,2% nas vendas do Dia dos Pais neste ano, em relação a 2022, a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio) projetou um volume de vendas para essa data em R$ 167,7 milhões. O carro-chefe das vendas dessa data historicamente, liderada pelo vestuário, calçados e acessórios, que de acordo com a entidade deve representar 48% do faturamento total. Em segundo lugar vem os eletroeletrônicos, com 14%, Já os itens de farmácia e perfumaria, deverão responder também com 14%.

De acordo com a Fecomércio, a atual conjuntura econômica no atual governo federal está favorável e as análises indicam que os consumidores estão dispostos a ir às compras. Outro ponto positivo detectado pela entidade é o crescimento do mercado de trabalho, com mais pessoas empregadas e a queda da inflação. Também foi lembrado os benefícios sociais que a União vem pagando às famílias menos favorecidas, o que permite que elas ingressem no mercado de consumo.

No Brasil, a data deve movimentar R$ 7,6 bilhões em vendas

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deverá alcançar R$ 7,67 bilhões. O valor representa alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022. O avanço nas vendas também deverá refletir-se nas contratações de trabalhadores temporários.

São esperadas 10,38 mil vagas temporárias para atender à demanda sazonal das vendas, segundo expectativa da CNC. Se confirmado, esse seria o maior contingente de trabalhadores temporários contratados nos últimos nove anos. Hiper e supermercados (4,78 mil) e vestuário (1,75 mil) devem ser os que mais contratarão temporários. O salário de admissão deverá situar-se em R$ 1.599 na média do varejo – alta de 1,8%, no comparativo com o mesmo período de 2022.

“O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro em termos de movimentação financeira, e a perspectiva é positiva para o setor, tendo em vista a inflação mais baixa e o início da queda da taxa de juros”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Regionalmente, São Paulo (R$ 2,4 bilhões), Minas Gerais (R$ 747 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 632 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 631 milhões) devem movimentar a maior parte (58%) das vendas. Os Estados que devem ter aumentos reais são Ceará, com alta de 4,6%, Goiás, avanço de 4,5%, e São Paulo, com crescimento esperado de 3,4% nas vendas.

Perfumes mais caros, TVs e computadores mais baratos

No ano passado, a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de mais de 10%. Neste ano, no entanto, o índice de referência do nível geral de preços indica alta de pouco mais de 3%. Essa desaceleração da inflação deve se refletir na variação média dos preços de bens e serviços mais procurados para presentear os pais. A CNC estima uma alta dos preços com média de 5,5% em relação a 2022.

Esse avanço é puxado, especialmente, pela alta dos preços de perfumes, que chega a 20,6%, dos sapatos, que estão 15,7% mais caros, e dos livros, que aumentaram 13,9%. Por outro lado, as televisões estão 14,5% mais baratas, seguidas dos computadores, que caíram 10%, e dos celulares, que tiveram redução de 4,3% nos preços.

“A queda do custo desse tipo de produto, que depende mais de crédito, é explicada pela alta taxa de juros”, explica Fabio Bentes, economista da CNC responsável pela pesquisa. Segundo Bentes, essa é uma tentativa dos lojistas de oferecer condições mais vantajosas para facilitar a compra de itens que, geralmente, são vendidos a prazo.

Roupas e calçados devem ser os mais procurados

Embora o segmento de vestuário, calçados e acessórios ainda não tenha recuperado o ritmo de antes da pandemia (em maio deste ano, o volume de vendas era 22% inferior ao de fevereiro de 2020), o rendimento dessas lojas será responsável por quase 77% do total de vendas para o Dia dos Pais.

De acordo com a estimativa da CNC, o faturamento desse segmento deve ser superior a R$ 3,6 bilhões. Em seguida, são esperadas maiores movimentações nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão, e de produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,16 bilhão.