fbpx
Início > Diante da truculência e violência de Pazolini contra idosos, 46 entidades assinaram manifesto de repúdio

Diante da truculência e violência de Pazolini contra idosos, 46 entidades assinaram manifesto de repúdio

Pazolini queria tirar os idosos de dentro da PMV com violência, a Guarda Municipal recusou e ele demitiu a chefia | Foto: YouTube

Quarenta e seis entidades de trabalhadores, movimentos políticos e sociais assinaram uma nota conjunta para protestar contra o autoritarismo e a truculência do bolsonarista prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que na última quarta-feira mandou dispersar com violência uma manifestação de aposentados. Os aposentados e pensionistas estavam na frente da Prefeitura de Vitória (PMV) para reclamar de um confisco salarial, onde o prefeito está tirando dos salários de 14% a 19% até mesmo de quem tem remuneração de apenas um salário mínimo.

Diante da chuva que caia, os idosos entraram para dentro do saguão da PMV, motivo suficiente para que o prefeito bolsonarista, de forma ditatorial, ordenasse á guarda municipal que os retirasse com violência de dentro de um espaço que é público. Diante da recusa da Guarda Municipal em cometer o crime que o prefeito ordenava, Pazolini demitiu os cargos de confiança a chefia da Guarda Municipal.

Repúdio da sociedade capixaba à Pazolini

Foi diante desse episódio grotesco que 46 entidades assinaram o seguinte manifesto:

REPÚDIO AO AUTORITARISMO E TRUCULÊNCIA DO PREFEITO PAZOLINI

Nesta quarta, 18 de agosto, manifestantes em luta pela revisão da Lei da Previdência que penaliza os aposentados e pensionistas, com descontos entre 14% e 19% aguardavam chegada do carro de som para ato agendado para a parte da manhã.

Em virtude da chuva, abrigaram-se no saguão do prédio da Prefeitura de Vitória e dialogaram com os seguranças. Procedeu do Gabinete do prefeito Pazolini  ordem para expulsar os aposentados e pensionistas e outros manifestantes do saguão, seguida de explicação dos servidores chefes da segurança que o uso de força traria desdobramentos negativos, sobretudo em vista de os manifestantes já terem pactuado a saída assim que parasse de chover e chegasse o carro de som.

Contudo, Pazolini ignorou as indicações da segurança e reforçou a ordem de expulsão dos manifestantes, que não foi cumprida pelos servidores da segurança, segundo quem “eles não ofereciam risco ao patrimônio nem à integridade física de ninguém, nem  estavam fazendo nenhum ato que justificasse tal ação.” Ao invés de usar da truculência ordenada pelo prefeito, os seguranças aguardaram a saída pacífica dos  manifestantes do prédio.

Como retaliação, o prefeito Pazolini exonerou os dois servidores da função de chefia que exerciam.

Manifestamos solidariedade e irrestrito apoio à atitude cívica e humanista dos servidores exonerados, que, diante de uma ordem violenta e injusta, assumiram altiva e corajosa posição ao lado dos aposentados e pensionistas, recusando-se a sujeitar-se ao autoritarismo e tirania de um prefeito que jamais deveria tratar como patrimônio próprio um prédio pertencente ao Estado e, portanto, ao povo capixaba. Seu despotismo em relação ao espaço físico da prefeitura dá o tom exato de sua gestão. Ao ordenar a expulsão e evacuação do prédio, Pazolini emite a mensagem gravíssima de que sua gestão – não só do prédio físico, mas das políticas municipais –  é privatista, violenta, silenciadora e totalmente aversa à crítica.

Não aceitaremos o silenciamento dos protestos, sejam aqueles que ocorreram no dia 18 de agosto, quando o Brasil inteiro foi às ruas em defesa do serviço público, sejam aqueles que continuarão acontecendo e ademais se intensificando, diante de um prefeito que envergonha a história de pensionistas e servidores, que, tendo atuado no atendimento à população, aposentaram-se e devem ocupar espaço digno e honroso na memória de um município.

Nosso repúdio à administração Pazolini!

Vitória, 19 de agosto de 2021.

Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade

Assinam esta nota as seguintes entidades e movimentos:

Adufes

Associação cultura capixaba -CUCA

Associação dos Servidores Arrecadadores da Serra – Asafisco

Brigadas Populares

Centro de Estudos Bíblicos do Espírito Santo CEBIES

Charles Calatroni

Círculo Palmarino

Coletivo Andes em Luta -ES

Coletivo de Artistas Socialistas -CAS

Coletivo Educação pela Base

Coletivo Resistência Feminista

Coletivo Sindical e Popular Travessia ES

Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Comuna-ES

CUT-ES

DCE Ufes

Ecoar Juventude Ecossocialista

Fórum Capixaba de Lutas Sociais

Fórum de Mulheres de Cariacica

Forum Igrejas e Sociedade em Acao

Grêmio Moacyr Malacarne

INTERSINDICAL CCT

Mandato Ilma Viana – Vereadora Camila Valadão

Mandato Karla Coser

Movimento Enfrente

Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO-PCB

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU ES

PSOL – Diretório Regional

Psol Vitória

PT- Espírito Santo

Rebeldia

Resistência – PSOL

SINDFAV – Síndicato dos Fiscais e Agentes de Fiscalização do Município de Vitória

Sindfims – Sindicato dos Fiscais do Município da Serra

SINDICÂMARA-ES

SINDICATO DOS BANCARIOS DO ESPIRITO SANTO

Sindicato dos Psicólogos no Estado do Espírito Santo

Sindienfermeiros

Sindifiscal

SINDMOMMES

Sindsmuv

SINDSMUVI – Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória

SINTUFES

União da Juventude Comunista-UJC

União de Negras e Negros pela Igualdade – UNEGRO-ES