fbpx
Início > Documentário é lançado para lembrar projeto de destruição da economia nacional e prisão política de Lula

Documentário é lançado para lembrar projeto de destruição da economia nacional e prisão política de Lula

Em nome de uma falsa cruzada contra a corrupção, mesma pauta genérica usada para atacar Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart no passado, a Lava Jato atacou diretamente setores estratégicos da indústria nacional, como os de petróleo, gás e construção civil. São pontos focados no documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil”

Assista o documentário na íntegra ao clicar o botão play. São 10 minutos de vídeo | Filme: Canal Lula Livre/YouTube

Foi lançado nesta última segunda-feira (8)) no canal Lula Livre no YouTube, do Partido dos Trabalhadores, o documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil”. O curta metragem tem 10 minutos e 44 segundos de duração e foi lançado no mesmo dia em que o ex-presidente Lula completou dois anos de liberdade. O ex-presidente teve 580 dias de prisão política, sem nenhuma comprovação de que tenha praticado qualquer tipo de delito entre 7 de abril de 2018, e a libertação em 8 de novembro de 2019.

No documentário consta entrevistas com lideranças de setores da economia que foram duramente impactados pela Lava Jato, dentro do plano de enfraquecimento para posterior entrega ao capital estrangeiro. Entre os depoentes está o ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros José Maria Rangel.

O narrador é o ex-presidente da Funarte, o ator Antônio Grassi, que também, já ocupou o cargo de ex-secretário de Cultura do Rio de Janeiro. ““A Lava Jato agia para corroer, por dentro, o sistema de Justiça. Atendeu, assim, a interesses políticos e econômicos das elites corruptas e de seus aliados”, diz Grassi em trecho da narração. Atualmente Grassi é o diretor-presidente do Instituto Inhotim. Ele é conhecido do grande público por suas atuações em filmes como O Pagador de Promessas e Carandiru e novelas como Chocolate com Pimenta, Mandacaru, além de diversos outros trabalhos no teatro e no cinema.

Desmonte e favorecimento à extrema direita

“Conseguiu favorecer a eleição da extrema-direita e desmontou setores da economia nacional para enriquecer empresas estrangeiras e seus sócios”, completou o narrador. O documentário ainda destaca que a quadrilha composta por Sergio Moro, Deltan Dallagnol, entre outros componentes, “em quase sete anos de Lava Jato, manipulou o sistema de Justiça para tirar Lula da eleição de 2018 e jogaram o País no abismo”. o documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil”, que apresenta de forma didática os danos causados pela operação Lava Jato à economia brasileira, com o desmonte de setores importantes que eram grandes geradores de empregos.

O filme revela como a operação foi decisiva para a formação da crise que vivemos hoje no país. “Em nome de uma falsa cruzada contra a corrupção, mesma pauta genérica usada para atacar Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart no passado, a Lava Jato atacou diretamente setores estratégicos da indústria nacional, como os de petróleo, gás e  construção civil’, diz o comitê Lula Livre em seu portal na internet.

Fim do emprego formal

“Essa alteração do projeto de desenvolvimento do Brasil faz com que você vá substituindo um emprego estruturado, vinculado a uma carteira de trabalho assinada, com direitos garantidos, por uma falsa liberdade deste trabalhador que tem simplesmente ir atrás da sua sobrevivência”, aponta Fausto Jr., diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e um dos entrevistados do curta.

Além de entrevistas com especialistas no assunto, como o diretor do Dieese ou o ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) José Maria Rangel, o documentário conversa diretamente com famílias que tiveram sua vida alterada economicamente nos últimos anos. Ao longo dos pouco mais de 10 minutos, são utilizados recursos interativos, como a animação em whiteboard, o que facilita a didática.