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Duplicação da Terceira Ponte dá início à concretagem da ciclovia unindo Vitória a Vila Velha

O início da concretagem da ciclovia ocorreu na manhã desta terça-feira (23)

Inicio da concretagem e imagens do projeto de como ficará a ciclovia na Terceira Ponte | Fotos e imagens: Governo do ES

As obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida, iniciadas em julho último, e com previsão de conclusão em maio de 2023, tiveram um marco nesta terça-feira (23), com o início a concretagem do piso da ciclovia. Após a construção da plataforma que funcionará como o andaime, nestes últimos quatro meses, é dado início aos trabalhos de engenharia. O projeto da Ciclovia da Vida, como foi denominado o caminho exclusivo para ciclistas, está sendo executado pelo Governo do Estado. As obras contratadas tem o valor de R$ 127 milhões e a execução será feita pelo consórcio Ferreira Guedes Metalvix.

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), que esteve no canteiro de obras nesta terça-feira, a ciclovia trará contribuição para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Vitória. A ciclovia terá um mirante no vão central da Terceira Ponte, que fará parte do turismo capixaba e dará ao ciclista a possibilidade de vislumbrar a paisagem. Casagrande disse: “Assim vamos aliando mobilidade urbana, turismo, saúde e segurança”.

Barreiras de proteção contra suicídio

A ampliação do fluxo de veículos na Terceira Ponte, que continuará tendo pedágio cobrado dentro da área urbana da Grande Vitória pela Rodosol, vai ter uma barreira de proteção ao suicídio e cuja obra foi negada pelo consórcio Rodosol, que explora a cobrança de pedágio. Devido a negativa dos empresários, que não queriam gastar dinheiro e investir na proteção da vida, o então deputado estadual e atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que obrigava a construção de barreiras que impeçam aos suicidas de se jogarem do alto da ponte e se matarem.

Os números de suicídios continuam sendo altos, embora não seja mais divulgados após um acordo feito entre as principais empresas de comunicação, que adotaram a prática de censurar as notícias sobre suicídios na Terceira Ponte. Com isso, a expectativa é de que a menor publicidade provoque desestímulo em quem queira praticar o suicídio. Conheça a seguir, através de arquivo no formato PDF, como ficará as obras de expansão da Terceira Ponte e na construção da ciclovia:

projeto-de-ciclovia-na-terceira-ponte

Ciclovia será a barreira contra suicídio

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

A estrutura da ciclovia será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio contará com uma grade anti escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade ante escalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Números da obra:

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023