fbpx
Início > Eleições 2022: Votação no Espírito Santo será das 8h às 17h

Eleições 2022: Votação no Espírito Santo será das 8h às 17h


Votação em todo o país seguirá o horário de Brasília. Nada muda no Espírito Santo, informa o TRE-ES


TRE-ES lembra que a votação neste domingo será de 8h às 17h, quando será iniciada a divulgação dos resultados | Foto: TSE

Neste próximo domingo (2) o horário de votação para os 2.921.506 eleitores do Espírito Santo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), será de 8h às 17 horas, seguindo o horário de Brasília. Foi lembrado que as eleitoras e os eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h, terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário do pleito. Devido aos fusos horários no Brasil, no Acre a votação será de 6h às 15 h, enquanto Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o pleito ocorrerá de 7h às 16 horas. Já a ilha de Fernando de Noronha vai ser de 9h às 18h.

O TRE-ES destaca que essa orientação por conta da unificação do horário de votação em todo o país, que tem promovido alguma desorientação no eleitorado. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Divulgação dos resultados começará às 17h

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos e pode ser acessado clicando neste link, deve ser iniciada a partir das 17h da hora oficial de Brasília.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.