fbpx
Início > Eleva-se para 72 cidades da Bahia em situação de emergência devido às fortes chuvas

Eleva-se para 72 cidades da Bahia em situação de emergência devido às fortes chuvas

Itamaraju é uma das 72 cidades baianas em situação de emergência | Foto: Reprodução/YouTube

Com 16 mil desabrigados, 18 mortos e 286 feridos elevou-se para 72 as cidades baianas em situação de emergência devido as chuvas intensas que atingem a Bahia neste mês de dezembro. Neste último domingo (26) o governador Rui Costa (PT) assinou em Ilhéus, no Sul baiano, novo decreto estadual que inclui mais 47 cidades na lista que já haviam outras 25 cidades. Além do alagamento, destruição e de mortes, as cheias tem provocado rompimento de barreiras, o que eleva ainda mais o poder destrutivo das fortes chuvas.

Os decretos têm validade de 90 dias. Com a publicação, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades. De acordo com nota divulgada à imprensa pelo governo da Bahia, além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo Sul.

Rompimento de barragens, chuvas fortes e cheias nos rios já matou 18 pessoas e deixou 16 mil desabrigados | Vídeos: Redes sociais

Espírito Santo não ajudou a Bahia até agora

Até este domingo, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas. O governador Rui Costa sobrevoou as regiões alagadas e se reuniu com as equipes de socorro para tomar decisões de emergência. Vários Estados enviaram ajuda, como helicópteros. O governador baiano citou ajuda dos Estados do Nordeste e do Sudeste apenas São Paulo e Minas Gerais. O Espírito Santo não foi citado como sendo um dos Estados solidários á grave situação emergencial da Bahia.

“Nós estamos com helicópteros, inclusive de outros estados. Quero agradecer aos governadores do Nordeste, do Maranhão, do Ceará, Sergipe, e também dos estados de São Paulo e Minas Gerais.”, disse Rui Costa sem citar nenhuma ajuda do vizinho Espírito Santo. Governos de outros Estados, ONGs e famosos se mobilizaram para auxiliar as vítimas das enchentes na Bahia.

Rui Costa está conclamando aos moradores das áreas atingidas para que deixem os locais mais baixos e procurem abrigo nas regiões mais elevadas. “Por favor busquem as áreas mais altas e não resistam em sair de casa. Se a água começou a chegar, saia de casa imediatamente e procure um local seguro na casa de um amigo, de um parente ou um abrigo que a prefeitura indicar”, disse o governador. Ele disse que vai ficar em Ilhéus e visitando as demais cidades, para acompanhar os atendimentos.