Segundo informação veiculada no portal Brasil 247 nesta quarta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um encontro, em Brasília na próxima semana, com senador Fabiano Contarato, que está de saída da Rede Sustentabilidade, para convidá-lo a se candidatar pelo PT ao governo do Espírito Santo. De acordo com a publicação, a informação saiu na coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. Em entrevista à TV 247 no último dia 19, o senador admitiu a possibilidade de ingressar no Partido dos Trabalhadores.
Líder nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente teve seus direitos políticos devolvidos após o Supremo Tribunal Federal condenar Sérgio Moro. Em julgamento na última quinta-feira (22), a Corte confirmou a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma no sentido de declarar a suspeição do ex-juiz nos processos contra o petista.
O Supremo também decidiu que os processos contra o ex-presidente devem tramitar no Judiciário de Brasília (DF) e não no de Curitiba (PR). A Corte já havia anulado, no dia 15 deste mês, as condenações de Lula, que teve seus direitos políticos devolvidos e está apto para, eventualmente, disputar a eleição presidencial de 2022.
Segundo pesquisa do Instituto Ideia encomendada pela revista Exame e citadas pelo portal Brasil 247, somente Lula venceria Bolsonaro num eventual segundo turno, com diferença de dois pontos percentuais. Outro levantamento, da XP/Ipespe, apontou no começo do mês que, em um primeiro turno, o petista teria 29% das intenções de voto, contra 28% do ex-capitão.