Entre esta terça-feira (14) e o próximo sábado (18), acontecerão atividades no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa (ES), como parte da programação da Semana Nacional de Museus
O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), cuja sede fica em Santa Teresa (ES), integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, as atividades buscam promover a reflexão sobre a importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML) para a pesquisa, educação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Nesta terça-feira (14), os visitantes poderão apreciar imagens inéditas da cidade e participar do processo de identificação de antigos moradores, em um bate-papo descontraído sobre as recordações guardadas no arquivo pessoal do naturalista Augusto Ruschi.
“Abrindo o baú de memórias do Ruschi” apresenta, entre outras imagens, um registro visual filmado em Super-8 no início dos anos 1970, contendo cenas festivas da cidade de Santa Teresa (ES), recém-descoberto. A atividade, coordenada pela historiadora Alyne Gonçalves, acontece às 15 horas, no auditório do INMA, e é parte também da programação da Semana de Arte de Santa Teresa, promovida pela Prefeitura Municipal.
Botânica
No sábado, 18 de maio, Dia Internacional de Museus, também é o Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas. Assim, entre 9 e 16 horas, o INMA promove diversas atividades relacionadas à botânica, uma de suas linhas de atuação. Os visitantes serão guiados por pesquisadores para um olhar diferente durante o passeio: reconhecer espécies de plantas pelo parque e observar a floresta suspensa – as diversas espécies de epífitas que vivem nos troncos das grandes árvores.
Além disso, haverá oficinas de macramê e de mandalas florais. “Com o macramê, fazemos suporte para vasos de plantas. Para sua confecção, podemos usar linhas e barbantes feitos com algodão. Nas mandalas, usamos flores e folhas, e a cola que vai envernizá-la pode ser feita a partir do quiabo, um alimento comum na nossa culinária. Nossa proposta é mostrar como as plantas fazem parte da nossa vida”, explica a botânica Nara Motta, pesquisadora do INMA.
Lançamento de livro
No mesmo dia, a partir das 18 horas, haverá o lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”, da escritora teresense Leni Cruz Mota, e abertura da exposição “Tem um peixe no céu”, com aquarelas de Sandra Coelho do Valle.
O livro foi produzido pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST) e a exposição, pela mesma instituição em parceria com o INMA.
O INMA destaca que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Serviço:
Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / INMA (Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES)
14/05/2024 – 15h às 17h
“Abrindo o Baú de Memórias do Ruschi” – exibição de filme inédito do Arquivo Augusto Ruschi (INMA), da década 1970, para que o público ajude a identificar antigos moradores de Santa Teresa/ES.
18/05/2024 – 9h às 16h
“Fascínio pelas Plantas” – atividades relacionadas à botânica.
18h
Lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”
Abertura da exposição “Tem um peixe no céu”