fbpx
Início > Em Vitória (ES) a concentração do Grito dos Excluídos se inicia às 8h deste sábado (7)

Em Vitória (ES) a concentração do Grito dos Excluídos se inicia às 8h deste sábado (7)


Neste ano o Grito dos Excluídos comemora a sua 30ª edição. “Vida em primeiro lugar”, é o lema do evento


Em Vitória (ES) a concentração do Grito dos Excluídos se inicia às 8h deste sábado (7) | Imagem: Divulgação

No mesmo horário em que a elite governante do Espírito Santo começa a se reunir para assistir ao desfile oficial dos 202 anos da Independência do Brasil, na Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de Vitória (ES), do outro lado da cidade a população capixaba excluída e marginalizada da sociedade, se reúne. Exatamente no Portal do Príncipe, bem próximo da Rodoviária de Vitória, às 8 horas deste sábado (7), será dado início à concentração do 30º Grito dos Excluídos no Espírito Santo.

Segundo uma das coordenadoras do evento, do Vicariato da Arquidiocese de Vitória, às 9 horas os participantes vão sair em direção do Palácio Anchieta, localizado a cerca de 500 metros do local da concentração. Já o desfile oficial, com exibição das forças de segurança, incluindo o Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos diversos órgãos policiais, além de estudantes, se iniciará às 8 horas.

Local onde ocorrerá neste feriado de 7 de setembro a concentração dos Gritos dos Excluídos no ES. Fica no Portal do Príncipe, próximo a Rodoviária de Vitória (ES) | Foto: Divulgação/Governo do ES

Como surgiu o Grito dos Excluídos

A Coordenação Nacional do evento, sediada em São Paulo, lembra que a proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994. Surgiu como forma de dar continuidade e concretizar os debates e o tema da semana “Brasil, alternativas e protagonistas”, ou “O Brasil que a gente quer”.

Assim como, inspirada no lema da Campanha da Fraternidade de 95, que tinha por tema “Fraternidade e Excluídos” e lema: “Eras tu, Senhor? ” É explicado que entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência, proclamado por um príncipe, em 1822.

“Nesse sentido, desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas tem como objetivo levar às ruas e praças, os gritos ocultos e sufocados, silenciosos e silenciados, que emergem dos campos, porões e periferias da sociedade. Trata-se de revelar, à luz do dia e diante da opinião pública, as dores e sofrimentos que governos e autoridades tendem a varrer para debaixo do tapete. Trazer à superfície os males e correntes profundas que atormentam o dia-a-dia da população de baixa renda.”, diz a entidade.

Estrutura organizativa

O Grito dos Excluídos e Excluídas conta com uma Coordenação Nacional, Secretaria Nacional, Coordenações locais e estaduais. O diferencial é a rede de articuladores e articuladoras e voluntários espalhados pelos rincões do Brasil, que ajudam a animar o processo de construção.

O Grito não tem personalidade jurídica própria, não tem sede própria, nem funcionários. O trabalho é desenvolvimento em parceria, o que representa uma de suas riquezas. A Secretaria Nacional funciona na sede do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Para efeitos de prestação de contas, uma das entidades que fazem parte da coordenação nacional responde como pessoa jurídica.

Programação do desfile oficial de 7 de setembro:

Local: Avenida Beira-Mar, Centro Histórico de Vitória

8h – Inspeção da Tropa

8h30 – Chegada do governador e “exórdio” (discurso)

8h35 – Fogo Simbólico

8h40 – Hasteamento da Bandeira

8h45 – Coletiva de imprensa no mesmo local do hasteamento da bandeira

9h – Início do desfile

12h – Encerramento do desfile oficial