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Em Vitória (ES) reclamações contra a Vivo dobram em um ano e se elevam em 107,48%


Nesta semana, o vereador de Vitória, Aloisio Varejão (PSB) disse que a Morta (se referindo à Vivo) vem causando sérios prejuízos aos comerciantes, que estão sendo impedidos de vender diante dos constantes apagões de internet da operadora


Em Vitória (ES) reclamações contra a Vivo dobram em um ano e se eleva em 107.48% | Imagem: Divulgação/Câmara de Vereadores de Assis (SP)

As frequentes interrupções em sinal de celular e da rede de internet da operadora Vivo se elevaram no Espírito Santo. Em Vitória (ES), as autoridades estão tomando providências. Apenas o Procon Vitória registrou um aumento de 147,48% nas reclamações contra a Vivo, por graves falhas em seu serviço de telefonia celular e de internet.

De acordo com o Procon municipal, no período de 1º de janeiro de 2023 a 12 de julho do mesmo ano foram registradas 107 reclamações. Neste ano, entre 1º de janeiro e 12 de julho último, foram 222 queixas registradas contra a Vivo. Diante do aumento expressivo de reclamações, o órgão de defesa do consumidor de Vitória informou que “solicitou uma reunião com representantes da Vivo após perceber o aumento de reclamações dos moradores da Grande São Pedro referentes à falha do sinal de internet na região.”

Termo de Ajustamento de Conduta com a Vivo

O Procon Vitória conduziu uma reunião com gestores da Vivo sobre as falhas da operadora na prestação dos serviços de internet e telefonia na Capital. A audiência aconteceu na Casa do Cidadão, sede do órgão de defesa do consumidor, na manhã desta última quinta-feira (18). A operadora apresentou relatórios técnicos reconhecendo os pontos de interrupção do sinal e apresentou ações e investimentos para solucionar os problemas encontrados. 

“Esta primeira reunião foi importante para a empresa apresentar dados técnicos importantes que explicam as ocorrências na região e também como essas falhas estão sendo sanadas. Foi uma reunião extensa, produtiva e já vamos convocar uma nova reunião para alinharmos o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vai garantir o retorno e a manutenção da qualidade dos serviços aos consumidores, evitando novas instabilidades”, explicou a gerente do Procon, Raquel Vionet.

O Procon apresentou todas as reclamações recebidas desde janeiro deste ano e as respostas superficiais e ineficientes da operadora. “Percebemos que o consumidor prejudicado resolve o problema de outra forma, porque a resposta da empresa é de má qualidade. O nosso objetivo é garantir que a empresa entregue o serviço contratado, reembolse o consumidor pelo período de interrupção do fornecimento, crie canais de comunicação mais eficientes para os clientes e até para os órgãos de defesa do consumidor”, explica Raquel. 

Segundo Raquel, a empresa apontou situações como vandalismo e o uso da estrutura de telefonia por empresas clandestinas, que desviam o sinal para seus clientes. Essas situações já foram denunciadas aos órgãos de segurança e as investigações já estão em andamento, embora sejam sigilosas. Além disso, disse a gerente, a operadora apresentou investimentos na infraestrutura local para reduzir as ocorrências e possibilitar o restabelecimento do sinal do menor tempo possível.  A segunda reunião está prevista para acontecer na próxima semana.

Processos administrativos

“É rotina do Procon receber reclamações, abrir processos administrativos e fazer contato com representantes da empresa, com o objetivo de restabelecer os serviços e garantir a restituição aos moradores do valor pago nas faturas proporcional aos períodos de interrupção no fornecimento do serviço”, acrescentou o Procon de Vitória em nota enviada ao Grafitti News;

A gerente do Procon Vitória, Raquel Vionet, explica que a instauração dos processos administrativos resulta em multas quando não são solucionados os problemas ou em casos de recorrência e demora na resolução dessas infrações.

“Os processos administrativos abertos vão continuar seguindo os trâmites normais, independentemente da reunião com a empresa. Esses processos serão julgados e, dependendo da análise jurídica, a empresa pode ser multada. Nosso objetivo é assegurar que os moradores da Grande São Pedro e de toda a cidade tenham acesso a serviços de qualidade”, diz a gerente.

No último sábado (12) a feira livre da Rua Natalino de Freitas Neves (no detalhe), em São Pedro, foi inviabilizada pela Vivo. As máquinas de receber PIX e cartão de débito ou crédito estavam indisponíveis | Imagens: Divulgação/PMV

Feirantes deixaram de vender no último sábado

O vereador de Vitória Aloisio Varejão (PSB), que diz atrás já havia feito uma denúncia contra a Vivo e a registrou formalmente na agência do Procon Estadual localizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), voltou a fazer nova denúncia. Dessa vez ele utilizou o púlpito do Plenário da Câmara de Vereadores de Vitória, nesta última terça-feira (16).

“Hoje, nós tivemos um blackout, nós tivemos um apagão na cidade de Vitória, em especial a região da Grande São Pedro e Santo Antônio, onde, no sábado (13), os feirantes não conseguiam vender seus produtos.  E, muito menos, as pessoas saíam de casa para adquirir seus produtos. Não se conseguia passar cartão e nem se conseguia passar um Pix. Então, assim, óbvio. Isso é um absurdo, é um serviço caro e de má qualidade. Nós denunciamos isso ao Procon estadual. A Prefeitura agora manifesta e abre as portas do Procon municipal”, disse o vereador.

Em seguida, garantiu que vai procurar os órgãos federais, para que deem uma solução para o descaso da operadora Vivo, que ele a denomina de Morta, para com os capixabas. “Estamos encaminhando um documento bem fundamentado ao Ministério Público, bem como nós vamos a Anatel, porque hoje a comunicação se dá por meio de WhatsApp, Instagram, Facebook, ligação, celular, e a gente não consegue se comunicar. É um absurdo.”

“Vamos dar o grito”, pede o vereador

Em seguida pediu aos clientes da Vivo para que denunciem os serviços de má qualidade da operadora espanhola. “O Procon está de portas abertas. O munícipe tem que reclamar, não basta a gente ficar aqui nessa tribuna. A gente tem que esperar que seja mostrada a deficiência da operadora, das operadoras;”.

“Na verdade, o munícipe tem que recorrer ao seu direito. Direito indenizatório, vamos trabalhar para que essa empresa seja fiscalizada e multada. Quantas pessoas estão perdendo o negócio? Quantas pessoas, as informações não chegam até ela por falta de um serviço que a gente paga. Então fica aí, munícipe. Vamos ao Procon estadual, vamos ao Procon municipal, vamos dar o grito”, concluiu.

Serviço:

Os moradores de Vitória podem registrar suas denúncias diretamente pelo aplicativo Procon de Vitória ou presencialmente, na Casa do Cidadão, com horário marcado por meio do link https://agendamento.vitoria.es.gov.br/. É necessário apresentar a fatura.