fbpx
Início > Empresa oceanográfica constata deterioração acelerada dos destroços do Titanic

Empresa oceanográfica constata deterioração acelerada dos destroços do Titanic

“É tão lamentável ver o Titanic se deteriorando tão rápido segundo a OceanGate Expeditions. Receio que não vai demorar muito para ele desabar no fundo do mar”, diz Dani Klenabatched, integrante da missão de exploração marítima da OceanGate Expeditions

A deterioração dos destroços está se acelerando, diz empresa de pesquisa oceanográfica | Foto: OceanGate Expeditions

Centro e nove anos após o trágico naufrágio do navio RMS Titanic, a empresa americana OceanGate Expeditions observou em uma recente expedição aos destroços da embarcação, localizados a 3.843 metros de profundidade e a 650 quilômetros ao sudeste de Terra Nova, no Canadá, que o seu estado é “lamentável”. A empresa de exploração marítima usou o submersível Titan, e constatou que o navio está “se deteriorando rapidamente”.

A expedição oceanográfica foi liderada pelos pesquisadores Rory Golden, Cathy Lamet e Stockton Rush a bordo do navio Horizon Arctic. Um vídeo mais recente do local mostra que a condição do navio é lamentável. A empresa planeja rever toda a informação coletada durante a expedição com especialistas avaliando a deterioração.

Cenas eternizadas no filme

De acordo com a própria OceanGate Expeditions a acelerada deterioração chega a se destacar na balaustrada da proa, que no filme Titanic, dirigido por James Cameron ficou eternizada a cena com os atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. “Estas mudanças são distintas e notáveis, incluindo o hidroide de gorgônia desaparecido da balaustrada da proa”, diz a OceanGate Expeditions em seu portal na internet.

O Titanic partindo da Inglaterra antes do acidente fatal que culminou com a morte de mais de mil pessoas | Foto: Arquivo

Após colidir com um iceberg, nas águas do oceano Atlântico, na proa dianteira do lado direito às 23h40 de 14 de abril, o Titanic naufragou na madrugada do dia 15 de abril de 1912, o navio de passageiros britânico Titanic se afundou com mais de duas mil pessoas a bordo. O número de mortos, de acordo com várias fontes, varia de 1.400 a 1.517 pessoas. Segundo dados oficiais, após a catástrofe, 60% dos passageiros das cabines de primeira classe foram capazes de escapar, 44% das cabines de segunda classe e 25% da terceira classe.