Através do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV Bus), os empresários que exploram a concessão pública dos ônibus do sistema Transcol estão comunicando que poderão bloquear 16 mil cartões do sistema coletivo de estudantes a partir desta quinta-feira (1º). A explicação dos empresários é que exatos 16.072 estudantes ainda não realizaram o recadastramento do CartãoGV Escolar.
Segundo nota da entidade sindical patronal, “cabe ao estudante, entretanto, conferir se o processo (de cadastramento) foi aprovado”. O prazo para o recadastramento termina na nesta quarta-feira (31). “Aqueles que acessaram o sistema e concluíram o procedimento já estão regularizados para 2023”, diz a entidade que representa os donos dos ônibus do Transcol.
Recadastramento só pelo site
O GV Bus diz que o procedimento para a confecção do cadastro deve ser feito até nesta quarta-feira, exclusivamente pela internet, no site do GVBus, com toda a documentação anexada, incluindo o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino. “Após esse período, já no dia 1º de junho, o cartão será bloqueado, e o aluno ou responsável deverá regularizar a situação junto ao GVBus, por meio do recadastro no site, para utilizar o benefício novamente.
A expectativa do GVBus é de que mais 77 mil estudantes façam o cadastro/recadastro em 2023. O processo, segundo o sindicato, é indispensável para comprovar que o estudante continua matriculado em uma instituição de ensino. “Assim, é possível confirmar que ele tem direito a usufruir do benefício. Já para aqueles que fizeram ou vão fazer a solicitação do cartão pela primeira vez este ano, não há necessidade de também renovar o cadastro em 2023, o que, no entanto, deve ser realizado nos próximos anos”, destaca o diretor do GVBUs, Elias Baltazar.
Pendências
Além dos estudantes que não chegaram sequer a acessar o sistema, um total de 15.726 alunos ainda precisam finalizar o recadastro, seja porque não enviaram a documentação, ou porque estão com alguma pendência. Em ambos os casos, é necessário acessar novamente o site de recadastro e regularizar a situação.
“É preciso preencher o formulário, imprimir o documento, assinar e recolher as assinaturas na instituição de ensino, e depois fazer o envio dessa documentação digitalizada dentro do próprio sistema. Além disso, o aluno não pode esquecer de acessar novamente o sistema para verificar se o seu pedido foi aprovado, ou se há pendências a serem resolvidas”, alerta a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.
A gerente ressalta que as principais pendências que acontecem, e que atrasam e dificultam o processo, são: a falta de assinaturas (do aluno e/ou da instituição de ensino) e carimbo da escola, documentos digitalizados faltando parte do formulário ou ilegíveis, inconsistências de informações e falta de documentos.
Empresários exigem que as escolas também estejam regularizadas
Uma das exigências dos empresários, através do GV Bus, é que as instituições de ensino também precisam se recadastrar para receber o código que será usado pelos seus alunos em 2023. “Sem esse procedimento, o estudante não conseguirá concluir o recadastramento, usar o cartão e efetuar a compra de novos créditos”, avisa a entidade patronal.
“A primeira coisa que o aluno precisa saber é se a escola já atualizou o cadastro dela junto ao GVBus. Se a instituição de ensino estiver regularizada, o estudante já pode fazer o recadastro”, afirma Herta. Assim, caso o aluno verifique, ao acessar o sistema, que a escola está pendente com o recadastro, a orientação é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino, para que a mesma realize o procedimento. Regularizada a situação, o aluno deve entrar novamente no sistema.
Como fazer o cadastro/recadastro
O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital. Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se ele já é ou não cadastrado no GVBus.
Para mais informações, os empresários pedem que o interessado entre em contato com o GVBus, por meio do chat do site, da Central de Ajuda, ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelos telefones 0800 028 1810 e 3145.2650 ou 34345001 (para ligações feitas de celular), ou e-mail sac@gvbus.com.br. O SAC funciona de segunda-feira a sábado, de 7h às 19h.