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Enquanto Bolsonaro quer o fim das máscaras, comerciantes capixabas incentivam prevenção à Covid-19

Enquanto o Estado aguarda a chegada da quarta onda do Covid-19, comerciantes querem incentivar a proteção | Foto: Internet

Entidade comercial deflagra campanha para estimular uso de máscaras de proteção, uso de álcool e distanciamento social, a partir desta segunda-feira (14), em 52 cidades capixabas

Enquanto o negacionista da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), anuncia que vai mandar o eu ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, emitir parecer para desobrigar o uso de máscara por aqueles que foram vacinados ou já contaminados pela Covid-19, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) está anunciando o “Dia D de Conscientização”. Segundo a entidade, 52 cidades capixabas terão o inicídio do evento nesta segunda-feira (14), às 10 horas. A idéia central é realçar a importância de cuidados, como uso de máscaras, limpeza das mãos, além da necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Segundo informações divulgadas pela FCDL-ES nesta sexta-feira (11) a campanha tem como objetivo montar estratégias para conter o avanço do novo coronavírus no Espírito Santo, como está prevista a chegada da terceira onda, que a Secretaria de Estado da Saúde capixaba prefere chamar de “quarta onda”. Assim, o comércio quer evitar fechar as portas em meio à quarentena imposta pela pandemia, se todos tiverem a consciência de seguir as recomendações da ciência.

“Quando você se cuida aí”

A entidade comercial lembrou que alguns estabelecimentos suspenderam o funcionamento por um período e outros não suportaram o impacto da crise e encerraram suas atividades definitivamente. O lema da campanha é “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”. “O comércio já foi fechado várias vezes e o impacto para a economia e toda a população foi muito grande. É hora de deixar as questões políticas de lado e unir toda a sociedade em torno da prevenção do contágio, enquanto a vacina não chega para todos. Essa campanha vai mobilizar lojistas, funcionários e toda a sociedade para que o comércio não precise fechar as portas novamente”, disse o presidente da FCDL-ES, Celso Costa.

Nesta segunda-feira serão distribuídos bótons e cartazes nas ruas e estabelecimentos. A iniciativa visa fazer um reforço, junto aos lojistas e seus funcionários, sobre todos os cuidados a serem tomados no ponto de venda para evitar a transmissão da doença e torná-los multiplicadores desse conhecimento. Todas as informações também estão disponíveis no site www.seucomercioseguro.com.br.

Em paralelo, inicia-se também uma grande campanha em TV aberta, rádios, outdoor, portais de notícias e redes sociais para conscientizar a população em geral sobre a importância de cuidados, como uso de máscaras, limpeza das mãos, além da necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Parceria

A campanha conta com a parceria do Sebrae, do Sicoob e da Unimed, que vão aumentar ainda mais a capilaridade dessa grande conscientização, já que estão presentes em alguns municípios onde não há uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Nesta segunda-feira ainda haverá caminhadas nos principais pontos comerciais da cidade com a distribuição de material para lojistas e funcionários do comércio.

Em Vitória, a ação acontece a partir das 10 horas nas regiões de Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro, Shopping Vitória e alguns estabelecimentos parceiros, como Extrabom, Sipolatti, Agoracred, Nacional Peças, Fumaral, Rio Joias, Politintas e Mundo do Celular. Serão distribuídos cartazes com foco na conscientização sobre medidas de prevenção para evitar o contágio do coronavírus e também bótons para os funcionários das lojas. Profissionais da CDL também irão conversar com os lojistas para dar mais detalhes do movimento.

“A proposta é conscientizar a classe lojista sobre a importância das medidas de prevenção e, assim, com todos adotando os cuidados necessários, será possível combater o contágio, reduzir o número de casos e manter o comércio funcionando e aquecendo a economia”, explicou o presidente da CDL Vitória, Estanislau Ventorim.