fbpx
Início > Entrega das declarações do IR superaram as expectativas da Receita Federal

Entrega das declarações do IR superaram as expectativas da Receita Federal


O sistema de envio foi fechado à zero hora desta quinta-feira (1º) e será reaberto às 8h, para quem vai entregar a declaração com atraso. Esses retardarias vão receber multas, avisa a Receita


Receita Federal se surpreende com a quantidade de entrega de declarações neste ano, que superou a expectativa do órgão | Foto: Divulgação

Segundo a Receita Federal, a entrega de declarações do Imposto de Rende (IR) 2023, referente aos rendimentos do ano passado, superaram a expectativa inicial. O órgão tinha projetado receber 39,5 milhões de documentos. No entanto, até as 18h40 já havia sido ultrapassada essa expectativa, quando foram contabilizados o recebimento de mais de 40 milhões de declarações.

De acordo com o supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, o incremento ocorreu devido à facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos da declaração pré-preenchida. Uma facilidade implementada pela Receita Federal que agiliza o processo de preenchimento da declaração.

Contribuintes buscaram se regularizar neste ano, diz Receita

Fonseca explica que outro possível motivo é o aumento de retificadoras. No ano passado, no fim do prazo, foram registradas 2.370.762 declarações retificadoras. Este ano, foram mais de 3.156.003, demonstrando que os contribuintes estão buscando informações para que possam regularizar suas declarações.

O prazo para a entrega se encerrou à zero hora desta quinta-feira (1º). A Receita ressalta que aqueles que são obrigados a entregar a declaração e não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos a multas. A multa correspondente é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

ES e RJ

Até o início da noite desta última quarta-feira, a Receita contabilizou o recebimento de 757.621 provenientes do Espírito Santo e outras 3.659.247 do Rio de Janeiro, totalizando 4.416.868 declarações. Os dois Estados fazem parte da mesma região fiscal sob os cuidados da Receita Federal.