fbpx
Início > Equipe da Ufes lança nesta sexta (24) catálogo com patrimônio fotográfico de Viana (ES)

Equipe da Ufes lança nesta sexta (24) catálogo com patrimônio fotográfico de Viana (ES)

Antiga estação ferroviária de Viana (ES). Foto feita pelo antigo jornal ‘O Malho’, em 28 de maio de 1904 | Imagem: Reprodução

Identificação e descrição de imagens; produção de cópias digitalizadas; criação de álbum eletrônico. Estas foram algumas das atividades desenvolvidas por um grupo de pesquisadores da Ufes na Biblioteca Pública Municipal de Viana, que teve como resultado a produção do Catálogo do Patrimônio Fotográfico do município. O material impresso será lançado em uma exposição na Biblioteca de Viana, a partir das 15 horas da próxima sexta-feira, dia 24. A entrada é gratuita.

O catálogo foi lançado internacionalmente durante o V Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur, que aconteceu na cidade de San Lonrenzo, no Paraguai, no início deste mês. Durante o evento, que foi organizado pelo professor do Departamento de Arquivologia da Ufes André Malverdes, especialistas de países como Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai, Espanha e Brasil puderam conhecer mais sobre Viana e sobre o patrimônio fotográfico da cidade, localizada na região metropolitana da Grande Vitória. Todos os participantes foram presenteados com cópias físicas da obra.

Convite para a abertura do evento | Imagem: Ufes

Disseminação

Ao longo deste ano, mais de seis mil fotografias da Biblioteca Pública Municipal de Viana foram descritas, higienizadas, acondicionadas e digitalizadas pela equipe do projeto Patrimônio Fotográfico de Viana, sob coordenação de Malverdes. “Um de nosso objetivos é contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos. Hoje, 100% desse acervo está organizado e será apresentado na exposição”, ressalta o professor.

O projeto Patrimônio Fotográfico de Viana foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Serviço:

Veja a versão virtual do catálogo, clicando neste link.

Texto: Adriana Damasceno