Um dia após o governador da Bahia, Rui Costa (PT) agradecer aos Estados do Nordeste, e apenas São Paulo e Minas Gerais no Sudeste por terem enviados equipes de socorro, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo chegou às regiões baianas atingidas pelo forte temporal, que já matou 20 pessoas e deixou 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados. São 100 municípios da Bahia que já decretaram situação de emergência. Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).
As mortes foram registradas em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). A equipe de ajuda capixaba é formada por 10 militares, sob o comando do coronel Meriguetti. São dois capitães, três sargentos e quatro cabos. O Espírito Santo enviou equipamentos, colmo cinco embarcações e materiais de resgate em alturas e águas rápidas, um micro-ônibus 4×4, e uma caminhonete 4×4.
Oito Estados estão auxiliando a Bahia
De acordo com comunicado do governo da Bahia, as forças baianas operam na região afetada com apoio de agentes do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Vinte viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco também foram mobilizados. Rui agradeceu o apoio recebido de outros estados para ajudar na operação.
“Eu quero agradecer o esforço de todas as equipes, inclusive dos voluntários que estão ajudando. Também quero agradecer aos governadores que estão ajudando. Nossa prioridade no momento é resgatar as pessoas que estão em risco. Estamos com helicópteros operando nas diversas cidades, resgatando as pessoas. Infelizmente, não conseguimos acessar as regiões mais altas e montanhosas por causa do mau tempo e da falta de visibilidade”, disse o governador baiano.
O pátio do aeroporto de Ilhéus está sendo utilizado como base para as 10 aeronaves que atuam no salvamento de pessoas e também para a distribuição de medicações, alimentos e água em municípios como Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Coaraci, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Maraú, Una, Uruçuca, Itambé, Itororó Itapetinga e Dário Meira.
Além de Ilhéus, o governador implantou postos avançados em Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês para facilitar o trabalho dos bombeiros e dar mais celeridade e eficiência às ações em outras regiões. Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas.
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, está arrecadando alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes. Na noite de domingo (26), dois caminhões carregados com 825 cestas básicas, colchões e outros mantimentos saíram da sede das VSBA, localizada no Campo Grande, em Salvador, em direção à região sul para serem distribuídos. Quem quiser ajudar pode entregar os materiais citados diretamente na sede das VSBA, das 8h às 20h. Informações pelo telefone (71) 3329-5055.
A cantora Preta Gil está se empenhando nas campanhas que busca arrecadar donativos, como alimentos e roupas paras as pessoas que perderam tudo. Preta Gil ainda está observando que as enchentes vem matando muitos animais e destruindo abrigos de voluntários que promovem resgate de animais domésticos, como cães e gatos. Os portais oficiais das Prefeituras baianas se transformaram em locais para pedidos de doação.
Pedido de Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta última segunda-feira (27) que é “importante e urgente” que as Forças Armadas atuem no apoio às vítimas das enchentes na Bahia, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades. Lula disse que conversou com governador da Bahia, Rui Costa, sobre a situação no estado. No seu perfil no Twitter, o ex-presidente pediu apoio “sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia”.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. O governador Rui Costa estará novamente nesta segunda nos municípios atingidos fortemente pelas chuvas, e verificará o trabalho das equipes de socorro.
São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes, segundo o governo da Bahia. “Conversei com o governador Rui Costa, e é importante e urgente que as Forças Armadas, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades, atuem no apoio para as vítimas das enchentes. Sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia”, disse Lula.