Os dados são do Ministério da Saúde, que se limitou a divulgar apenas os números, sem analisar os motivos que levam o Espírito Santo a ter essa liderança nacional em infecção causada pelo mosquito maruim

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo é o líder nacional da febre Oropouche, uma arbovirose cujo vírus é proveniente mosquito Culicoides paraenses, popularmente denominado de maruim. Até esta última sexta-feira, o Estado teve 3.998 casos confirmados neste ano, enquanto em todo o Brasil foram 4.310 pessoas com infecção confirmada. O Estado capixaba representa 92,6% de todos os casos ocorridos no Brasil neste ano.
Como agravante, a febre Oropouche matou em todo o Brasil quatro pessoas, com casos já confirmados, com o detalhe de que todas essas mortes ocorreram no Espírito Santo. Em nenhum outro Estado ou no Distrito Federal a Oropouche matou. E ainda há outras três mortes, também todas elas ocorridas no Espírito Santo, que ainda estão sendo investigadas se foram relacionadas à febre proveniente do vírus transmitido pelo mosquito. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde não há nenhuma morte que foi suspeita pela febre e que esteja sendo investigada
Atualmente a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo não está sendo comandada por um médico, mas sim por um político de carreira, que não tem formação e nem conhecimentos em Medicina (é formado em Economia). Ainda não foi anunciado um plano emergencial para um rigoroso combate ao mosquito maruim.

Faixa etária e evolução
Somente nesses dois primeiros meses de 2025, a febre Orpouche confirmada no Espírito Santo vitimou pessoas de todas as faixas etárias, sendo que o maior quantitativo de vítimas se encontram entre os 10 e 79 anos. O levantamento é do Ministério da Saúde.
A evolução da febre Oropouche no Espírito Santo foi rápida. O Ministério da Saúde informa que começou com dois casos confirmados em 2023. No ano seguinte, em 2024, saltou para 5.804 pessoas infectadas e apenas em janeiro e metade de fevereiro deste ano a quantidade já chega a 3.998 casos. No Brasil foram 13.781 caos no ano passado e 4.310 em 2025.