Ao contrário de outros Estados, que vão ampliar a faixa etária para a Qdenga de 6 a 16 anos, no Espírito Santo continuará sendo de apenas 10 a 14 anos, mesmo com baixo índice de vacinação e alta estocagem de vacina
Em nota, distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), o Governo do Espírito Santo afirma que não vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde sobre ampliação do público-alvo para receber a vacina contra a dengue. O Governo Federal recomendou aos Estados a ampliar a faixa etária, que atualmente é de idades de10 a 14 anos, para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. No entanto, ao contrário dos demais Estados, o Espírito Santo vai continuar vacinando apenas a faixa de 10 a 14 anos.
O Ministério da Saúde informou que adotou uma estratégia temporária para aplicação das vacinas da dengu, a Qdenga, que estão próximas ao vencimento. Foi informado que durante reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), foi definido que os municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril, poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. As doses próximas ao vencimento fazem parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro.
E completou o Ministério em nota: “Caso os municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante.
Adesão baixa no ES
A explicação dada pela Sesa-ES é que não vai seguir a recomendação ministerial porque “o Estado não se enquadra na recomendação, pois o Espírito Santo recebeu vacinas cuja validade são para 30/06/2024 e 31/07/2024.”. E, em informativo à imprensa, a Secretaria de Saúde capixaba pede que seja conferido o desempenho da vacinação no portal Vacina e Confia, que pode ser visto clicando neste link.
Quem entrar para conferir esse portal oficial do Governo do Estado vai se surpreender com a baixíssima adesão à vacina contra a dengue em todos os 78 municípios capixabas. No Espírito Santo o Governo do Estado não promoveu uma ampla campanha publicitária, convocando a população para se vacinar. O resultado da vacinação contra dengue no Estado é irrisório, bastante inexpressivo.
A Qdenga deve ser aplicada em duas doses, sendo a segunda três meses após ter recebido a primeira dose. Com meta de meta de vacinar 131.146 (90% do público-alvo), até agora foram vacinados, na primeira dose, apenas 33.430 pessoas da faixa etária de 10 a 14 anos. Na segunda dose a quantidade de vacinados despenca para somente 123 pessoas, enquanto a meta do Governo estadual é das mesmas 131.146 crianças. Esses 123 representam 0,08% da expectativa da Sesa-ES.
Serviço:
Leia a íntegra da Nota Técnica Nº 65/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS, do Ministério da Saúde, onde recomenda aos Estados a ampliar a faixa etária para 6 a 16 anos, em arquivo PDF, clicando neste link.