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ES pede transferência da concessão da antiga Leopoldina para 11 municípios capixabas


O plano é transformar a antiga ferrovia em um grande atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região


Estado pede transferência da concessão da antiga Leopoldina para 11 municípios capixabas | Fotos: Arquivo e redes sociais

O Governo do Estado, através da Secretaria do Estado do Turismo (Setur) formalizou o pedido de devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina, que foi abandonada pela à Valor Logística Integrada (VLI), que desativou a malha ferroviária da antiga Estrada de Ferro Leopoldina. O Governo do Espírito Santo tem como objetivo revitalizar essa infraestrutura, que abrange 257 quilômetros e conecta 11 municípios.

Segundo nota da Setur, o plano é transformar a ferrovia em um grande atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região. A assinatura do documento que formaliza o pedido de devolução antecipada da concessão da antiga Leopoldina ocorreu na última semana.

Participaram o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; do deputado federal Gilson Daniel; do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, responsável pelo projeto na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); além de representantes das prefeituras envolvidas e dos executivos da VLI, Anderson Abreu e Fernando Kunsch, empresa que atualmente administra a ferrovia.

Philipe Lemos destacou a importância da assinatura do documento: “A formalização desse pedido é decisiva para o futuro da Ferrovia Leopoldina. A assinatura do documento demonstra o comprometimento do Governo do Estado e dos municípios em garantir que essa infraestrutura histórica seja devolvida ao nosso controle. Agora, estamos mais próximos de transformar a ferrovia em um polo de turismo e lazer, que vai beneficiar a comunidade e a economia local”, afirmou Lemos.

À direita, com calça e camisa azul, o executivo da da VLI, Fernando Künsch, que participou da reunião que teve a assinatura de documento para formalização do pedido de concessão da antiga Leopoldina | Foto: Brenda Silva/Setur

Transferir a concessão para os municípios capixabas

O documento assinado será enviado ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reforçando o compromisso dos municípios capixabas em garantir a concessão da Ferrovia Leopoldina ao Estado. A devolução dessa concessão é vista como um passo essencial para a revitalização da ferrovia, com grande potencial para impulsionar o turismo e o desenvolvimento local. 

Com o retorno da concessão, a Setur prevê a reutilização de trechos desativados para criar espaços multifuncionais. Entre as propostas em estudo estão a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas, a conversão de vagões em bistrôs temáticos para promover a culinária local, a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares. As cidades diretamente beneficiadas são Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Em 1996, sob ocasião da privatização da RFFSA, as antigas linhas da Leopoldina foram transferidas sob regime de concessão para Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Esta empresa será adquirida pela Vale que por sua vez a incorpora à Valor Logística Integrada.

Nesse processo, quase dois mil quilômetros de malha ferroviária foram desativados, sobrando 1 469 quilômetros onde a Divisão Operacional de Campos (CSP-3) transporta derivados de petróleo (Duque de Caxias – Macaé e Campos), produtos siderúrgicos (Vitória – Volta Redonda; Minas – Rio), cimento (Minas – Rio), açúcar e álcool (Campos – Rio), calcário (Cachoeiro – Vitória) e equipamentos para exploração de petróleo na plataforma marítima de Campos. Algumas estações, como a Estação Ferroviária de Matilde, foram tombadas como patrimônio em seus Estados, municípios ou âmbito federal