O governador Renato Casagrande (PSB) vai anunciar na tarde desta terça-feira (16) um lockdown por 14 dias a partir desta quarta-feira (17). No final da tarde, após reuniões com os dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e o Ministério Público Estadual, para debater esse mesmo tema, diante da gravidade da ocupação dos leitos de UTI com pacientes com Covid-19, Casagrande se reuniu com empresários. Na reunião encerrada nesta noite e segunda-feira (15), lideranças empresárias saíram insatisfeitas do Palácio Anchieta.
Principalmente os empresários do comércio tentaram encurralar o governador para que abrande o lockdown, porque a preocupação deles não é com o elevado nível de contágio e mortes com o c oronavírus, mas sim porque alegam que vão ter prejuízos. O governador ficou de pensar e dar uma resposta na tarde desta terça-feira (16), quando convocou a imprensa para uma entrevista coletiva para anunciar um lockdown rigoroso ou brando, em atendimento aos empresários.
A entrevista coletiva à imprensa foi convocada para as 15 horas com o intuito de “anunciar novas medidas de combate ao novo coronavírus”. Como foi antecipado pelos empresários presentes no encontro, o governador ficou de avaliar se o lockdown será para valer ou não. A assessoria do governador informou que a entrevista coletiva será transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, como o YouTube e o Facebook.
No pronunciamento que Casagrande fará nesta tarde também será anunciado a inclusão de toda a região metropolitana de Vitória na área de risco alto de contágio pelo Covid-19. Assim será mais apenas os municípios de Vila Velha e da Serra, mas serão incluídos Vitória, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.