fbpx
Início > ES vai sediar o 1º Encontro Nacional das Travestis e Transexuais Defensoras dos Direitos Humanos

ES vai sediar o 1º Encontro Nacional das Travestis e Transexuais Defensoras dos Direitos Humanos


Evento, a ser realizado entre os próximos dias 10 e 12 tem como objetivo pensar ações e estratégias para a segurança de mulheres ativistas travestis e transexuais


ES vai sediar o 1º Encontro Nacional das Travestis e Transexuais Defensoras dos Direitos Humanos | Imagem: Reprodução/ Instagram/

O evento idealizado pelo Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), é realizado em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Governo do Espírito Santo e Fundo Brasil de Direitos Humanos. O encontro tem o objetivo pensar ações e estratégias para a segurança de mulheres travestis e transexuais que atuam como defensoras dos Direitos Humanos no Brasil.

Para a presidenta da ANTRA, Keila Simpson, o encontro vai proporcionar um debate importante que vai incluir uma população que está socialmente excluída. “É um evento importante do ponto de vista do debate, porque, irá trazer elementos de pessoas que vivem com seus direitos completamente atacados e muitas vezes alijados, que se reunirão para debater um pouco dessas problemáticas e encontrar caminhos”. Ela destaca que o debate não vai ficar limitado ao Espírito Santo, pois o encontro vai gerar encaminhamentos que irão perpassar pessoas trans em diversos locais do Brasil.

Deborah Sabará conta que o encontro foi motivado pelas constantes ameaças e violências vivenciadas por pessoas trans que atuam na defesa da equidade de gênero. Ela explica que o evento é muito importante pois as participantes do encontro serão multiplicadoras em seus estados de origem. “O Brasil é um país muito grande e essa estratégia é uma solução encontrada para que as informações sobre formas de defesa, proteção e atuação de defensoras de Direitos Humanos cheguem nos locais mais distantes do país”, explica a coordenadora de ações e projetos da GOLD.

O presidente da GOLD, Diego Herzog, lembra que o Brasil ocupa o 1º lugar na lista de países onde mais se mata pessoas trans e o 4º lugar no ranking em número de assassinatos de defensores e defensoras de Direitos Humanos. “Podemos, então, dizer que ser defensora de Direitos Humanos que para pessoas trans, representa um risco extra”, afirma Herzog. Ele ainda ressalta que o encontro será um espaço importante para debater estratégias de atuação e segurança para mulheres travestis e transexuais defensoras de direitos humanos.

Serviço:

1º Encontro Nacional de travestis e Transexuais Defensoras dos Direitos Humanos

Local: Hotel Praia Sol – Nova Almeida – Serra

Data: 10, 11 e 12 de agosto

Contatos:

Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade: (27) 99956-6004

Deborah Sabará: (27) 99765-9888

Convidados