fbpx
Início > Escândalo do INSS leva Lupi a pedir demissão, aceita por Lula e que já nomeou sucessor na Previdência

Escândalo do INSS leva Lupi a pedir demissão, aceita por Lula e que já nomeou sucessor na Previdência


A situação do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ficou insustentável desde a operação conjunta da PF e da CGU, que desvendaram a fraude contra aposentados e pensionistas do INSS no valor estimado de R$ 6,3 bilhões. O ex-ministro Lupi sabia desse crime desde junho de 2023, mas nada fez para suspender os descontos ilegais feitos pelo INSS


Escândalo do INSS leva Lupi a pedir demissão, aceita por Lula e que já nomeou sucessor para o Ministério da Previdência Social| Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Pressionado por parlamentares da base do Governo e da oposição, o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi ao Palácio do Planalto para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levando em mãos o seu pedido de demissão. Ao entregar o comunicado à Lula, este foi aceito e na mesma hora, o presidente nomeou para o seu lugar ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney como novo ministro da Previdência foi oficializada ainda na sexta-feira, com a publicação em edição extra do Diário Oficial da União.

Lupi foi quem nomeou Alessandro Stefanutto para ocupar o cargo de presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), órgão que foi o alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) no último dia 23 de abril. Outro agravante contra Lupi é que ele foi notificado oficialmente da “roubalheira” no INSS em junho de 2023, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS)e optou em não tomar providência e deixar os aposentados e pensionistas serem saqueados pela quadrilha.

“As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024”, disse a CGU, por nota à imprensa, no dia em que a Operação Sem Desconto foi deflagrada.

Lupi foi avisado do golpe contra aposentados do INSS 22 meses atrás e nada fez para suspender os descontos ilegais

Conforma noticiou o Grafitti News na sua edição do último dia 30 de abril, quando obteve em primeira mão a Ata da CNPS e publicou a matéria sob o título “Ministro Lupi, da Previdência, foi comunicado da fraude contra aposentados do INSS em 2023” Lupi sabia que os aposentados e pensionistas do INSS estavam sendo saqueados e nada fez. O ex-ministro foi avisado naquela reunião de 22 meses atrás pela representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi/FS),  Tonia Andrea Inocentini Galleti.

A falta de iniciativa de Lupi trouxe um problema político para Lula, já que deixou a oposição bolsonsta entusismada para atacar o atual presidente, quando no dia 12 de junho de 2023, a representante do Sindnapi/FS disse que “, a curva de crescimento dos associados nos últimos 12 meses e uma proposta de regulamentação que trouxesse maior segurança aos trabalhadores, ao INSS e aos órgãos de controle.” Ou seja, o incremento das entidades fraudulentas havia sido elevadas no governo anterior, de Jair Bolslonaro.