A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos princípios da Física, aliando teoria e prática.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, promoveu no último mês o projeto “Máquinas Simples e Sustentabilidade: Experimentação em Ciências e Projeto de Pesquisa”. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos princípios da Física, aliando teoria e prática.
Durante a realização das atividades, por meio da experimentação, os alunos foram incentivados a explorar conceitos como alavancas, polias e engrenagens, construindo modelos funcionais com materiais recicláveis. Dessa forma, exercitaram a criatividade e promoveram o pensamento sustentável.
De acordo com a professora de Ciências, Karla Ladislau, o projeto buscou desenvolver habilidades investigativas e experimentais, estimular a criatividade e o protagonismo estudantil, além de promover a consciência ambiental por meio da reutilização de materiais.
Atividade
“A atividade permitiu que os alunos vivenciassem a Física na prática, tornando o aprendizado muito mais significativo. Foi gratificante ver o engajamento deles na construção dos modelos e na reflexão sobre sustentabilidade”, frisou a professora Karla Ladislau.
Já a professora de Atividade de Pesquisa, Sanan Zambelli, destacou que os resultados pedagógicos foram expressivos, pois percebeu o aumento do interesse dos alunos pela disciplina de Física e Ciências aplicadas, além do aprimoramento da capacidade de resolução de problemas e do fortalecimento da percepção sobre sustentabilidade: “Ao longo da execução, desafios surgiram e foram superados com criatividade e colaboração dos estudantes.”