fbpx
Início > Espírito Santo enviou 142 propostas no Novo PAC Saúde

Espírito Santo enviou 142 propostas no Novo PAC Saúde


Resultado final está previsto para 21 de dezembro. Entre os pedidos do Espírito Santo está a construção de policlíncas, postos de saúde e novas ambulâncias


Espírito Santo enviou 142 propostas no Novo PAC Saúde | Foto: Arquivo/Sesa

A primeira etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleções) foi encerrada com a adesão de todos os estados brasileiros. O eixo Saúde, com previsão de R$ 9,9 bilhões de investimentos, representa 37% do total de propostas recebidas pelo governo federal, o que corresponde a 12.814 solicitações para 2.587 obras ou equipamentos ofertados. Enviaram propostas 4.261 municípios – 76% do total. Somente no Espírito Santo, foram feitas 142 solicitações.

Em âmbito nacional, a construção de Unidades Básicas de Saúde foi a modalidade com o maior número de pedidos: alcançou 5.660 solicitações. Este número ultrapassa em 314% a quantidade de novas UBS previstas nesta fase: 1.800 unidades. Do total de propostas feitas pelo estado do Espírito Santo, 50,5% são para UBS; 31,5% para Unidades Odontológicas Móveis; e 16% para Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Próximas etapas

As propostas apresentadas pelos estados e municípios seguem para a análise do Ministério da Saúde. Os critérios determinados na seleção e a documentação obrigatória serão conferidos nesta próxima fase. O período de análise segue até o dia 8 de dezembro de 2023. A lista dos entes federativos selecionados está prevista para ser divulgada no dia 21 de dezembro de 2023.

Estados e municípios que não forem selecionados nesta etapa do Novo PAC poderão enviar novas propostas nas próximas etapas do programa, que prevê R$ 30,5 bilhões de investimentos na Saúde até 2026.