fbpx
Início > Espírito Santo ganha Casa da Mulher Brasileira

Espírito Santo ganha Casa da Mulher Brasileira

Espírito Santo ganha Casa da Mulher Brasileira | Foto: Leo Rizzo/SPM/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Nesta semana a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, veio até o Espírito Santo, onde participou da solenidade de assinatura de ordem de serviço da Casa da Mulher Brasileira em Vila Velha. Em seguida, visitou as obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira em construção em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória.

O governador Renato Casagrande (PSB); a secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes; e o prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, também  estavam presentes na cerimônia, que não contou com representantes da Prefeitura de Cariacica. O ato de assinatura contou com a presença da deputada estadual Iriny Lopes (PT), que já foi ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Dilma Rousseff; além dos deputados federais Helder Salomão e Jack Rocha, ambos do PT, entre outras autoridades.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, integrando, em um mesmo espaço, os principais serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. São eles: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, instituído pelo Decreto n. 11.431/2023 e coordenado pelo Ministério das Mulheres.

O centro reúne serviço de atendimento a vítimas de violência como:

  • – apoio psicossocial
  • – delegacia
  • – juizado
  • – capacitação econômica
  • – cuidado para crianças