fbpx
Início > Está aberta até maio a Exposição Cientistas Brasileiras no Museu de Biologia Prof Mello Leitão

Está aberta até maio a Exposição Cientistas Brasileiras no Museu de Biologia Prof Mello Leitão


A mostra, produzida pelo Laboratório de Popularização da Ciência da Ufes (LabPop/Ufes), retrata e relembra a vida e a obra de mulheres que contribuíram para o avanço e o desenvolvimento científico, social, político e econômico do Brasil. A exposição prossegue até 18 de maio em Santa Teresa (ES)


Está aberta até maio a Exposição Cientistas Brasileiras no Museu de Biologia Prof Mello Leitão | Imagem: Divulgação/Ufes

A exposição Cientistas Brasileiras, que foi aberta para visitação no último dia 10 prossegue até o dia 18 de maio no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado no município de Santa Teresa (ES), na região serrana do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

A mostra, produzida pelo Laboratório de Popularização da Ciência da Ufes (LabPop/Ufes), retrata e relembra a vida e a obra de mulheres que contribuíram para o avanço e o desenvolvimento científico, social, político e econômico do Brasil.

“Por meio da arte, buscamos despertar engajamento e inspirar sentimentos e emoções que possam culminar em mudança social”, define a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes Viviana Corte, coordenadora do LabPop.

Legado ded 35 mulheres

Segundo a professora, a iniciativa, que começou com 18 obras, conta agora com 39. Elas resgatam o legado de 35 mulheres, ampliando ainda mais a diversidade de cientistas retratadas. Entre as novas homenageadas está a professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes Maria José Pontes, que possui ampla atuação na área de inovação.

As peças foram criadas por artistas voluntários de várias partes do país, incluindo universitários e membros da comunidade externa. A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 8 às 17 horas, até 18 de maio.

Mostra itinerante

A exposição Cientistas Brasileiras foi apresentada pela primeira vez em 2023, na Biblioteca Central da Ufes, em comemoração aos 90 anos da arqueóloga Niède Guidon. Em 2024, a mostra ganhou uma nova edição, ampliada, que foi exibida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Aracruz.

Texto: Thereza Marinho