Começou a chegar às 14 horas deste domingo (7), no Aeroporto de Vitória, os primeiros pacientes com Covid-19 procedentes de Rondônia. A primeira paciente, de um total de 15 desse Estado, chegou em um avião de UTI aérea, contratado pelo Governo de Rondônia. Do aeroporto foi feita a transferência de ambulância para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.
O acolhimento desses pacientes acontece em função da atual situação de grave crise sanitária naquele estado, com registros de falta de leitos de UTI. O tratamento no Espírito Santo ocorre através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde dos dois Estados.
‘Temos condições de receber’
“O Sistema Único de Saúde (SUS) se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária que vivenciamos. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos Covid. Há 14 dias registramos no Estado uma queda da ocupação hospitalar. Estamos há uma semana com menos de 500 pacientes/dia internados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência no tratamento de pacientes da doença no Espírito Santo, está preparado para receber os pacientes assim que chegarem na unidade. Todos ficarão em leitos de UTI, passarão por avaliação médica e ficarão em setor separado, inclusive dos pacientes de Manaus, segundo a Sesa. O Serviço de Assistência Social estará em constante monitoramento de evolução do quadro clínico com apresentação de boletins diários que serão repasados por telefone e webconferência.