Internado com pneumonia há quase dois meses, família diz em rede social que “estamos por conta do milagre”
Lutando contra o Alzheimer e internado há quase dois meses com um quadro grave de pneumonia, o ex-governador do Espírito Santo, o médico Max Freitas Mauro, de 87 anos, se encontra em um estado delicado no Hospital Total Health, na Avenida Leitão da Silva, em Vitória. “Estamos por conta do milagre. O meu pai é muito amado”, diz seu filho, o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho.
Max, foi prefeito de Vila Velha de 15 de março de 1971 até 15 de março de 1975, deputado estadual, três vezes deputado federal e foi eleito governador do Espírito Santo em 1986. Max, sempre teve fortes laços com o povo, defendendo e participando pessoalmente de movimentos relevantes da História do Espírito Santo. Entre esses está a sua presença no ato em frente a Assembleia Legislativa, em junho de 2013, que reuniu mais de 100 mil pessoas em protesto exigindo o fim do pedágio na Terceira Pointe.
Foi Max Mauro quem conseguiu os recursos necessários para a conclusão da Terceira Ponte e foi ele quem a inaugurou. Naquela manifestação, o governador na ocasião dessa manifestação era Renato Casagrande, o mesmo que está no poder atualmente, e ele determinou que o BME, a tropa de choque da Polícia Militar cercasse as ruas do entorno da Assembleia e lançasse bombas de gás de pimenta e balas de borracha contra a população. Max, que estava ao lado de um jornalista, usou um lenço nos olhos para se proteger do gás de pimenta e conseguiu sair do cerco das tropas de Casagrande.
Relato de Max Filho nas redes sociais
O relato de Max Filho, publicado por volta das 23 horas desta última segunda-feira (4) entristeceu a muitos capixabas. Leia a seguir o seu depoimento:
“Estou aqui em vigília com o meu pai. Este é o 50º dia de internação dele. São dois dias que ele está dormindo. Sua respiração está irregular, seus rins dão sinal que já não funcionam a contento. O médico falou que o estômago não funciona; não adiantaria passar a sonda nasogástrica”, iniciou em sua conta no Facebook.
“Estamos por conta do milagre. O meu pai é muito amado. Eu sempre pude contar com ele pra tudo. Ele é muito amado. Seu corpo está cansado; impossível negar. São 7 anos lutando contra o Alzeimer. São 6 internações neste ano. Ele é forte. A última vez que acordou foi ontem (domingo-3), por volta das 16h35; sei bem desta hora porque logo o Gabigol fez o segundo gol do Flamengo contra o Galo mineiro e eu estava aqui do seu lado, torcendo pro time que ele me ensinou a amar (quantas coisas ele me ensinou e ensina até hoje”, prosseguiu.
“Logo demos um suquinho pra ele beber, tentei mantê-lo acordado mas logo depois voltou a dormir. Está difícil. Mas estou aqui nesta noite em meio a louvores, dando toda honra e toda a glória a Deus pelo dom da vida. Apesar da luta de hoje, consigo ser grato por tudo. Por ter tido um pai como o meu. Que privilégio! Obrigado por tudo, Senhor Jesus!”, completou.