fbpx
Início > Estudante de Itaguaçú/ES vai representar a rede pública estadual na 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

Estudante de Itaguaçú/ES vai representar a rede pública estadual na 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

O estudante Luiz Felipe Damacena Berger, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, é o que está no centro da foto | Imagem: Divulgação/Sedu

O estudante Luiz Felipe Damacena Berger, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, localizada no município de Itaguaçu (ES), é o único capixaba a representar a Rede Público Estadual de Ensino como finalista na 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). O jovem é aluno do curso de Administração, do Ensino Médio Integrado Técnico, e desenvolveu um sistema capaz de monitorar e controlar a umidade do solo.

Com auxílio e orientação da professora de Física Lilyan Barbosa Siqueira e acesso a materiais reciclado do cotidiano, como pregos e tampinhas de garrafa, o projeto consiste na criação de um sistema que consegue analisar e corrigir, por meio da irrigação automática, a umidade do solo com baixo custo de produção, viabilizando assim sua utilização por pequenos produtores rurais.

O estudante contou que, após ter o projeto dele apresentado em um workshop científico da escola, as professoras Lilyan Barbosa Siqueira e Marislei Fátima Damacena Berger, de Ciências, sugeriram a inscrição do aluno na Febrace. “Sempre gostei de eletrônica e queria fazer um projeto que ajudasse a diminuir o trabalho feito pela minha família, além de colaborar com o combate ao desperdício de água”, contou Berger.

Luiz Felipe Damacena Berger desenvolveu um projeto que permite analisar e corrigir, por meio da irrigação automática, a umidade do solo com baixo custo de produção, viabilizando assim sua utilização por pequenos produtores rurais | Foto: ;Divulgação/Sedu

Febrace

A apresentação dos projetos para participar da 21ª Feira da Febrace ocorrereu até o início de novembro do ano passado. Os organizadores estabeleceram que a participação do evento era voltada para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Também houve um limite de idade, não podendo os concorrentes ter mais do que 20 anos.

Na semana de 20 a 24 de março de 2023, acontecerá, simultaneamente, a Mostra Virtual de todos os projetos selecionados como semifinalistas e a Mostra Presencial dos 200 projetos finalistas em São Paulo no Campus da USP. Durante essa semana também acontecerão palestras e workshops com transmissão das atividades pela internet. Na Mostra Virtual, os estudantes autores de aproximadamente 500 projetos semifinalistas terão a oportunidade de divulgar seus projetos, para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra on-line de projetos.